"INSTITUIÇÃO
RELIGIOSA PERFECT LIBERTY"
Por
Paulo Cristiano, do CACP*
Mishirassê,
Hoshô, Mioshiê, Makoto, você as conhece? Creio que não! Esses são vocábulos
japoneses que para nós não possuem nenhum significado especial, mas que para
certo grupo religioso é o divisor de águas entre o caos e a harmonia, a morte e
a salvação, a benção e a maldição. Estamos falando da seita japonesa conhecida
como Perfect Liberty.
O nome "Perfect Liberty" significa "Perfeita Liberdade" e
as suas iniciais formam a sigla da Instituição - "PL".
Antes de adentrarmos ao exame
desta religião gostaria de chamar a atenção para o verdadeiro foco da questão,
isto é, o real motivo da PL estar sendo pesquisada. É que de vez em quando
somos interpelados, por adeptos de algumas destas seitas japonesas, do porquê
questionarmos suas doutrinas. Ora, não se trata de julgamento e tampouco
perseguição ou preconceito. Quem pensa assim desconhece o verdadeiro objetivo
da apologética cristã. O que ocorre é que a PL posa não como uma simples
religião, mas "a religião", "a verdade" e por vezes faz
reivindicações que vai além de um movimento que prega uma simples filosofia de
vida como veremos no desenrolar do texto. É óbvio que com tais confissões
mirabolantes como estas, é justo que tal movimento deva ser investigado para
que se possa averiguar objetivamente a veracidade de suas declarações. A
matéria a seguir é justamente isto, um confronto das doutrinas peelistas com os
ensinamentos cristãos legado por Jesus Cristo à humanidade; levando em
consideração o axioma que pressupõe que duas verdades não podem coexistir
quando ambas estão bilateralmente oposta uma à outra. Somente uma delas é
verdadeira, no caso em questão a PL ou o Cristianismo.
Isto posto adentremos à análise crítico-teológica das doutrinas e práticas da
religião Perfect Liberty.
HISTÓRICO
A Instituição Religiosa
Perfect Liberty - PL foi fundada no dia 29 de setembro de 1.946, na cidade de
Tossu, no Japão.
A PL nasceu com base na religião " Mitakekyo-Tokumitsu Daikyokai"
fundada em 1.912, sob os ensinamentos de Tokumitsu Kanada, ex-monge budista da
seita Shingon, nascido em 1.863 na cidade de Yao, Osaka. Kanada diz ter
recebido a iluminação de "uma verdade" para fundar sua seita.
O Primeiro Kyosso da PL, Tokuharu Miki após largar o zen-budismo (sua antiga
seita antes de fundar a PL) torna-se discípulo de Kanada. Com a morte deste,
obedecendo ao seu testamento, Miki que já era seu sucessor, planta uma árvore
no local de seu falecimento, zelando como morada de Deus, orando perante ela
todos os dias. Após cinco anos, diz ter sido contemplado com a iluminação
recebendo de Mioyaookami, mais três preceitos que juntando aos 18 que lhe foram
transmitidos por Kanada , perfizeram os 21 preceitos sagrados da PL.
Em 1925 estabelece a Igreja "Hito-No-Michi" (Caminho do Homem).
Após uma perseguição religiosa no Japão, a " Hito-No-Michi" foi
fechada e seus dirigentes presos sob a acusação de lesa majestade. Em 9 de
outubro de 1.945, com o término da Segunda Grande Guerra, foi libertado. No ano
seguinte no dia 29 de Setembro, Toruchira Miki , filho de Tokuharu Miki, II
Patriarca, mudou o nome da seita para "Instituição Religiosa Perfect
Liberty". A escolha do nome sem dúvida foi um "reflexo" deste
acontecimento.
A "Sede Eterna" ou como costumam denominar "Terra Sagrada"
da PL encontra-se atualmente em Tondabayashi próxima a Osaka , no Japão.
Afirmam que possuem milhões de adeptos em todo o mundo. Os verdadeiros
seguidores precisam tomar parte numa caravana religiosa pelo menos uma vez até
esta sede para comemorar a memória do primeiro patriarca.
No Brasil a PL teve início em 16 de fevereiro de 1958 com a chegada em 24 de
março de 1957, do Assistente de Mestre Ryozo Azuma e se espalhou principalmente
entre as colônias japonesas. Somente no Brasil , a PL tem mais de trezentos mil
adeptos espalhados nas suas 200 sedes sendo que destes, 95% é de procedência
não japonesa.
O PERFIL PEELISTA
À primeira vista a PL não
apresenta nada demais, dá a impressão que seus ensinamentos são apenas mais uma
filosofia de vida, pois só falam de coisas boas e positivas. Tanto é que em
alguns lugares foi considerada como utilidade pública.
Este é um aspecto positivo que merece nosso louvor.
Contudo, a verdadeira questão se encontra em outro patamar. É que ao
aprofundarmos num exame mais detalhado percebemos que a PL reivindica ser muito
mais que mera religião ou filosofia.
Como as demais seitas japonesas acreditam que cada religião teve "uma
verdade" ou iluminação para sua época e que agora na época atual Deus
enviou a PL para salvar a humanidade. É uma religião relativista de
auto-salvação e com forte influência do budismo e Xintoísmo.
Dizem: "A fundação da
PL, significa o fim das superstições e ilusões da humanidade, sendo aberto um
caminho verdadeiro para o ser humano trilhar" (Revista PL 30 Anos pág. 32)
"pois este é o caminho
que sobrepõe a época, a raça, o credo e a ideologia para felicitar todos os
seres humanos, indistintamente. É o caminho que todos os homens devem
conhecer..." (Boletim Assistente de Mestre nº 20 julho/agosto de 1996 pág.
3)
A PL se diz ecumênica, seu
líder atual é Conselheiro Honorário da Liga das Novas Religiões do Japão e
Presidente Honorário da Federação das Religiões Japonesas. Mas apesar deste
perfil ecumênico (Folheto 'Vida é Arte' - verso), acreditam, contudo que só a
PL possui o caminho para a verdadeira salvação:
"Excluindo o ensinamento da PL, nenhum outro é capaz disso [...] A não ser
o ensinamento peelista, não existe nenhum outro que possa fazer com precisão
essa orientação individual" (Instruções para a Vida Religiosa PL pág. 186)
"Ao observar as
religiões tradicionais, sob vários aspectos, não posso concordar com
absolutamente nada." (Boletim Assistente de Mestre nº 008 - 1983)
Cabe aqui um comentário
oportuno: é que com essa filosofia Jesus Cristo e de resto todo o cristianismo
é considerado ultrapassado para nossa época. Isso se choca frontalmente com o
que disse Jesus sobre suas palavras, as quais afirmou: nunca iriam passar (Mt.
24.35), pois Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Heb. 13.8).
Continuando, a PL baseia toda a sua crença em 21 preceitos. Seu lema é viver na
"perfeita liberdade", isto é, sem reprimendas de sentimentos ou
expressão. Um dos objetivos da seita é levar as pessoas ao caminho da
felicidade através dos ensinamentos dos fundadores pela expressão do próprio
"eu" preparando-as para a paz mundial, objetivo primordial da PL.
Acreditam que tudo que acontece na vida é a 'obra divina", um designo de
Deus, seja boa ou má. Não se deve questionar, mas aceitar passivamente e em
seguida criar uma solução "artística" em meio aos erros e
dificuldades diária. Essa é a essência do primeiro preceito, "vida é
arte".
Afirmam que as doenças e desventuras da vida surgem devido aos maus hábitos
espirituais que cultivamos tais como preguiça, raiva, egoísmo, preocupação pois
alegam que tudo na vida é um reflexo, "tudo é espelho". Para atender
a este mishirassê precisamos acumular virtudes e corrigir tais vícios
espirituais. Para isto é preciso fazer missassaguê que é a imposição de várias
regras aos adeptos, desde doar dinheiro à instituição até limpeza de banheiro,
arrumar o jardim da igreja sempre fazendo Oyashikiri.
A PL possui várias literaturas, mas o principal livro, considerado como de
cabeceira (praticamente a bíblia deles), chama-se "Instruções para a Vida
Religiosa PL". São 21 instruções falando sobre gratidão, espírito de
reclamação, teimosia, preocupação, cobiça, saber utilizar os cinco sentidos,
não magoar os outros, etc.Coisas óbvias, que a Bíblia cita há milhares de anos.
Mas nessas instruções, as soluções são sempre as colocações do ponto de vista
peelista. As 3 últimas instruções, principalmente, não tem nenhum fundamento
cristão: só se referem à gratidão que precisamos ter para com a PL.
A ORGANIZAÇÃO
A PL possui vários
departamentos internos como Depto. de senhoras, juventude, divulgação etc...
A divisão administrativa compreende as regiões as quais englobam distritos.
Estes coordenam as igrejas, sedes e locais de expansão. Cada um desses setores
é dirigido por um mestre regional ou distrital, ou mestre chefe de igreja.
A seita obedece a uma hierarquia definida: no topo do comando está o patriarca.
Ele é o responsável pela Instituição, é o instrutor, o líder máximo dentro da
seita.
Depois vem os mestres e assistentes de mestres. Enquanto os primeiros se
dedicam integralmente às atividades da instituição, os últimos via de regra
continuam suas atividades profissionais normais.
Cerimônias
A PL possui várias cerimônias
importantes, divididas em anuais e mensais.
Cerimônias anuais:
1. Cerimônia de ano novo (1º
de janeiro)
2. Cerimônia de Kiosso-Sai (1º de agosto)
3. PL-Sai (29 de setembro dia de fundação da PL)
4. Cerimônia de Aniversário Natalício do patriarca (2 de dezembro)
Cerimônias mensais:
1. Dia da paz (1º de cada mês)
2. Dia dos antepassados (11 de cada mês)
3. Dia de agradecimento (21 de cada mês)
O PATRIARCA
O Patriarca da PL é chamado
de Oshieoyá-Samá, que nesta geração dizem estar representado por Takahito Miki
o terceiro fundador.
Apesar de declararem que
Takahito ocupa a posição de "um ser humano e não Deus." Porém,
acreditam que ele "está num estado que pode ser chamado de "Estado
Uno a Deus", considerado o único intermediador entre Deus e os homens,
"representa Deus perante os homens".
A bem da verdade, na prática,
ele se transforma num semi-deus dentro da seita e seus adeptos o consideram o
centro de sua fé.
Quem entra numa sede da PL pode verificar facilmente que na parede acima do
altar fica o Omitamá e à direita fica um retrato do patriarca, ao qual prestam
agradecimentos pelas graças alcançadas.
O tratamento que dão a ele ultrapassa a simples reverência dada a um líder.
Seus adeptos não fazem questão de esconder as lisonjas dispensadas a este homem
que é praticamente idolatrado dentro da instituição.
Para melhor comprovação observe as reivindicações feitas pelo patriarca da PL:
Fonte da Verdade -"Oshieoyá-Samá é também uma pessoa que esclarece
todas as verdades conforme a necessidade do momento, baseando-se no ponto de
vista "Vida é Arte"... Em outras palavras, Oshieoyá-Samá é a fonte da
Verdade."
Centro da Fé - "Sim, na PL é tudo assim. Tudo envolve e gira em
torno de Oshieoyá-Samá" (Hoshi-in - nº 1 - out./nov./dez. - 1996, pág.2)
Fundamento da PL - "Sem Oshieoyá-Samá a existência da PL é
inconcebível" (Instruções para a Vida Religiosa PL pág. 186)
Digno de veneração - dizem que precisam "Ter fé em Oshieoyá-Samá e
veneração por ele"
Alicerce espiritual - "Em outras palavras, não é exagero dizer que, se
não nos basearmos em Oshieoyá, nós peelistas, perderemos o apoio
espiritual." (Boletim Palavras do Mestre nº 109 31/07/88)
Salvador - "A obra sagrada do patriarca é de "salvar
pessoas e, através delas, melhorar a vida na sociedade." (ibdem p. 4)
Mediador - "Para os que estão nessa situação, Oshieoyá-Samá
abre o caminho de 'Pedido de Perdão'" (Revista PL 30 Anos pág. 42)
"E quem nos ensina o
sentimento divino, quem nos transmite a vontade de Deus é Oshieoyá-Samá"
(Instruções para a Vida Religiosa PL pág. 195)
Sacrifica-se pela
humanidade - A cura das doenças implica em
o patriarca tomar as dores e doenças do adepto em seu corpo e no juramento
deste em obedecer seus ensinamentos.
"Oshieoyá-Samá ora a
Deus, suplicando a salvação de toda a humanidade, sacrificando-se
misericordiosamente. Os atos sagrados tais como: Mioshiê, Oyashikiri e
Omigawari concretizam-se através do sacrifício de corpo e alma de Oshieoyá-Samá
e da virtude dos Espíritos dos Antecessores da PL. Portanto, através desses
atos, nós adeptos aliviamo-nos dos sofrimentos porque Oshieoyá-Samá
responsabiliza-se perante Deus por esses nossos sofrimentos." (Boletim
Ass. de Mestre Ensinamentos gerais p. 6)
"O motivo do Omigawari
ser atendido por Deus, decorre do fato de Oshieoyá-Samá arcar com a
responsabilidade perante Deus, durante o dia e a noite, sacrificando o seu
corpo.
Diariamente, no mundo inteiro, muitas pessoas estão sendo salvas através do
Oyashíkiri e Omigawari. Essas preces surgem no corpo de Oshieoyá-Samá como
sofrimentos e vão acumulando-se gradativamente. Na Cerimônia de Agradecimento,
Oshieoyá-Samá restitui todos os sofrimentos acumulados no seu corpo e faz o
Shikiri para poder retornar ao estado original de pureza física. Nesse momento,
Oshieoyá-Samá agradece a Deus por ter podido substituir os adeptos em seus
sofrimentos e transmitir os ensinamentos e, ao mesmo tempo, devolve a Deus
todos esses sofrimentos físicos acumulados durante o mês e renova o Shikiri no
sentido de poder receber novamente os sofrimentos dos adeptos por mais um mês.
Isso é o ato sagrado de receber a obra divina de Oshieoyá-Samá." (Manual
de Ass. de Mestre p. 27,28)
Como podemos observar
Takahito Miki, furta títulos e funções que só pertencem a Jesus Cristo. Jesus é
nosso único salvador (At. 4.12), ele sofreu por nossos pecados e enfermidades
(Is. 53.4) é o único que transmite a vontade de Deus e perdoa pecados (Heb.
1.1; Mat. 9.6), é o caminho a verdade e a vida (João 14.6).
Contudo, Jesus Cristo deu provas de tudo isso. Quanto ao patriarca da PL, já
não podemos dizer o mesmo.
IDOLATRIA, SUPERSTIÇÕES
E CRENDICES
A PL não poupa esforços em
atacar o que eles consideram as superstições das outras religiões:
"Com o passar do tempo,
em muitos casos, equivocaram-se, simplesmente com as pinturas e os ídolos,
causando o surgimento de muitas superstições" (Boletim Assistente de
Mestre nº 20 julho/agosto de 1996 p. 5)
Contudo, se existe uma
religião cheia de crendices e superstições, esta com certeza é a PL. Ao
ingressar na seita o adepto recebe um pacote de amuletos de vários modelos,
altares, rezas e juramentos que precisam ter e praticar para adquirir proteção
tanto, física como espiritual. É flagrante o caráter fetichista da PL. Veja:
Amuletos
Os amuletos na PL tem muita importância como podemos ver nas declarações logo
abaixo:
"Trata-se de um protetor
físico de quem o usa, foi-lhe inserido o Shikiri para que Deus sempre o
acompanhe e proteja...o Amuleto, desde que pratiquemos os ensinamentos,
protege-nos mesmo em estado de inconsciência."
"O amuleto é
exclusivamente individual, e o Shikiri foi inserido de modo a proteger somente
a quem o solicitou. Não terá valor para outra pessoa. E como é utilizável
apenas para aquela pessoa, em caso de falecimento, deverá ser purificado
através de incineração. Entretanto, se o adepto desejar, poderá solicitar
reinserimento para algum parente próximo. Não se deve esquecer disso,
principalmente em se tratando de Amuleto Anelar."(Manual de Assistente de Mestre
- ensinamentos gerais)
Fora estes há também o
"Tesouro da sorte", uma espécie de amuleto, distribuído no início do
ano, dentro do qual há a seguinte oração: "Que o portador deste Tesouro da
Sorte seja agraciado com a providencia divina do decorrer do ano". Tal
amuleto deve ser guardado na carteira do adepto.
Essa tendência animista da Pl
a coloca em nível muito inferior ao verdadeiro cristianismo. O trabalho da PL
de tentar levar o homem à liberdade tem falhado, posto que ao mesmo tempo lhe
promete liberdade, ele se prende ainda mais no ocultismo. Depositar nossa fé em
objetos é desvia-la do Deus vivo. Somente Jesus pode libertar a humanidade de
tais práticas escravizadoras ensinadas pela PL (João 8.32,36).
Altares e Imagens