quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ESTUDO BÍBLICO- TEMA: EBEDE-MELEQUE SALVA A VIDA DO PROFETA JEREMIAS

                           INTRODUÇÃO

Não importa o que venha acontecer com um fiel servo de Deus. O Senhor sempre tem alguém pronto para usar no momento certo. Para inteceder, para estender uma mão amiga, emfim o Senhor nunca esquece do seu servo.

    I- A prisão de Jeremias: O profeta do Senhor foi lançado no calabouço, porque as suas palavras desagradaram à classe dominante. Enquanto os falsos profetas anunciavam paz e prosperidade, ele apregoava as palavras de Deus: O que ficar nesta cidade morrerá à espada, à fome e de pertilência; mas o que for para os caldeus viverá; porque a sua alma lhe será por despojo,e viverá. Assim diz o Senhor. Esta cidade infalivelmente será entregue na mão do exército do rei da Babilônia, e ele a tomará (Jr 38. 2-3).
    Com a anuência de Zedequias, que reinava mas não tinha qualquer autoridade sobre seus súditos,os príncipes prenderam ao profeta e o lançaram no calabouço de Malquias... mas no calabouço não havia água, senão lama, e atolou-se Jeremias na lama (Jr 38.6).
    II- A intervenção de Ebede-Meleque: A notícia da prisão do profeta de Deus chegou aos ouvidos do eunuco etíope que, imediatamente, resoveu intervir para salvar-lhe a vida. Que corajosa resolução! (Jr 38.7).

    Em primeiro lugar, Ebede-Meleque expôs-se a sanha dos maus feitores. Ele estava cônscio de que a sua intervenção em favor do profeta poderia acarretar-lhe sérios problemas. Mas não temeu os riscos; sabia que estava agindo corretamente. E quantas vezes não nos acovardamos, temendo perder posições, empregos, e calamo-nos. Ebede-Meleque, em segundo lugar, usou de sus influência junto ao trono real para promover o direito e minar a opressão. Como seria bom se o exemplo deste estrageiro fosse seguido pelos nossos irmãos em nossos dias.
    III- Ebede-Meleque salva a vida de Jeremias: Ante a exposição do eunuco, Zedequias resoveu ajudar ao profeta. Atendendo a solicitação de Ebede-Meleque, concedeu-lhe trinta homens para ajuda-lo a resgatar o profeta: E tomou Ebede-meleque os homens consigo, e foi à casa do rei, por debaixo da tesouraria, e tomou dali uns trapos velhos e rotos, e roupas velhas em bocados, e desceu-os a Jeremias no calabouço;por meio de cordas... e puxaram a Jeremias com as cordas, e o tiraram do calabouço; e ficou Jeremias no átrio da guarda (Jr 38.11-13). Assim a vida de Jeremias foi preservada. Que o Senhor nos  ajude a agir como Ebede-Meleque. Com coragem e determinação. Acaso Deus nos outorgou um espírito de covardia? de forma alguma! o nosso espírito é de fortaleza, de amor e de moderação (2 Tm 1.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes