É o
conjunto de princípios que servem de base ao cristianismo, compreendendo desde
o ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas
em Textos de obras Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de
comportamento e norma de conduta social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito
Santo e Salvação.
2) CONCEITO DE
DOUTRINA NO ANTIGO TESTAMENTO:
Doutrina (hebraico ”xql
Ieqach”)
-
(Dt. 32:2; Pv.4:2; Pv.9:9; Pv. 13:14) - ensinamento, ensino, percepção,
capacidade de persuasão. Palavra proveniente de laqach, que significa tomar,
pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar,
tomar esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar em casamento.
A
doutrina escorrerá suavemente em todos os lugares. Além disso, é uma boa lei que
dá instrução ao sábio e ensina aos justos uma fonte de vida e como se desviar
dos laços da morte.
Doutrina (hebraico ”hrwt
towrah ou hrt torah”) - (Is. 28:9;
Is.29:24) - lei, orientação, instrução, orientação (humana ou divina), conjunto
de ensino profético na era messiânica de orientações ou instruções sacerdotais
legais, referente aos costumes e hábitos.
Palavra oriunda de yarah que significa
lançar, atirar, jogar, derramar, como lançar flechas, jogar água, atirar,
apontar, mostrar, dirigir, ensinar, instruir.(Ter uma direção definida).
Ela dá entendimento aos errados de
espírito e é um aprendizado aos murmuradores.
3) CONCEITO DE
DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:
Doutrina (grego “didach
didache”) - (Mc. 1:22; Lc.
4:32; At.2:42; Rm. 6:17) ensino, doutrina, instrução nas assembléias religiosas
dos cristãos, fazer uso do discurso como meio de ensinar, em distinção de
outros modos de falar em público.
Palavra oriunda de didasko,
significando conversar com outros a fim de instruí-los, pronunciar discursos didáticos;
desempenhar o ofício de professor conduzir-se a dar instrução, explicar ou
expor algo a alguém.
Doutrina (grego “didaskalia
didaskalia”)
-
(1 Tm.4:6; 1 Tm.4:16; 1 Tm.6:1; Tt.2:1;Tt.2:10) - ensino, instrução, preceitos;
palavra oriunda de didaskalos - No NT, alguém que ensina a respeito das coisas
de Deus, e dos deveres do homem; como os mestres da religião judaica, que pelo
seu imenso poder como mestres atraem multidões, como João Batista.
Jesus, pela sua autoridade, refere-se
a si mesmo como aquele que mostrou aos homens o caminho da salvação e como os
apóstolos e Paulo, que, nas assembléias religiosas dos cristãos,
encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito contra os falsos
mestres entre os cristãos.
Doutrina (grego “logov
logos”)
-
(Hb. 6:1) - Ato da palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou
idéia dos ditos de Deus, envolvendo seus decretos, mandatos ou ordens dos
preceitos morais dados por Deus, como as profecias do Antigo Testamento dadas
pelos profetas, bem como narrativas de assuntos em discussão, com respeito à
MENTE em si, razão, a faculdade mental do pensamento, meditação e raciocínio.
Em João, denota a essencial Palavra de
Deus, Jesus Cristo, a sabedoria e poder pessoais em união com Deus. Denota seu
ministro na criação e governo do universo, a causa de toda a vida do mundo,
tanto física quanto ética, que para a obtenção da salvação do ser humano,
revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus, o Messias, a 2ª pessoa na
Trindade, anunciado visivelmente através suas palavras e obras.
Este termo era familiar para os judeus
e na sua literatura muito antes que um filósofo grego chamado Heráclito fizesse
uso do termo Logos, por volta de 600
a.C., para designar a razão ou plano divino que coordena
um universo em constante mudança.
Era palavra apropriada para o objetivo
de João 1:1. Quem prega outro Jesus, irá sofrer (2 Co.11:4)
4) CARACTERÍSTICAS DA
DOUTRINA DE CRISTO:
O bom Ministro é o criado na fé e na
Doutrina (1Tm.4:6)
A)Expulsa os espíritos
malignos, pois é vinda de Deus (Jo.7:16);
B)Pode ser provada como
verdadeira (Jo.7:17);
C)Deve ser perseverada
(At.2:42);
D)Deve ser obedecida de
coração (Rm.6: 17);
E)Tem mesmo valor que
revelação,ciência e profecia (1Co.14:6) e interpretação de língua(1Co.14:26);
F)Temos que cuidar dela
para nossa salvação(1Tm.4:16);
G)Indica modo de vida
na fé (2Tm.3:10);
H)Convence
contradizentes (Tt.1:9);
I)Deve ter
incorrupção,seriedade e sinceridade (Tt.2:7), levando à perfeição em Cristo
(Hb.6:1).
5) QUANTO ÀS FALSAS
DOUTRINAS DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO E O ALERTA À IGREJA CRISTÃ:
Os judeus se maravilhavam da doutrina
de Jesus pois Ele ensinava com autoridade, mas eram advertidos contra a
doutrina dos Fariseus e dos Saduceus: Mas quem ultrapassa a doutrina, não tem
Deus (2 Jo.1:9-10).
DOUTRINA DOS
FARISEUS(grego “farisaiov Pharisaios”) = Chamados Separados
- Reconheciam na tradição oral um padrão
de fé e vida.
Procuravam reconhecimento e mérito
pela observância externa de ritos e formas de piedade,como lavagens
cerimoniais,jejuns,orações e esmolas.Mas negligenciavam a genuína
piedade,orgulhavam-se em suas boas obras.
Mantinham de forma persistente a fé na
existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; e tinham esperança de
que os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou penalidade no
Hades, seriam novamente chamados à vida por ele, e seriam recompensados, cada
um de acordo com suas obras individuais.
Em
oposição à dominação de Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva
sustentavam a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência entre
o povo comum.
De
acordo com Josefo, eram mais de 6000.
Eram
inimigos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos
por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas,
e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade.
DOUTRINA DOS
SADUCEUS(grego “saddoukaiov Saddoukaios”) = Chamados Justos -
Partido religioso judeu da época de Cristo, que negava que a lei oral fosse
revelação de Deus aos israelitas, e que cria que somente a lei escrita era
obrigatória para a nação como autoridade divina. Negavam a ressurreição do
corpo, a imortalidade da alma, a existência de espíritos e anjos, mas afirmavam
o livre arbítrio.
OBS:Outro Evangelho, mesmo dito por um
anjo, seja maldito (Gl.1:6-9).
Doutrina(qrego “eterodidaskalew
heterodidaskaleo” ) - 1Tm.1:3 - Ensino de
outra ou diferente doutrina, desviando-se da verdade.
Há os que provocam divisões e
escândalos em desacordo com a doutrina (Rm.16:17), inventando ventos de
doutrinas errôneas (Ef.4:14),sendo impuros mentirosos (1Tm.1:10).Se alguém
ensina outra doutrina diferente da Palavra, seja maldito (1Tm.6:3-4).Temos que
repreender, usando a doutrina pois não a suportarão (2 Tm.4:2-3).
6) NECESSIDADE DA
DOUTRINA:
A) Verdade precisa (opinião final):Todas as pessoas tem
uma teologia e os seus atos demonstram suas crenças, pois a vida humana é uma
viagem e as pessoas precisam estar certas do que Deus lhes planejou.Pode-se
teólogo sem ser religioso e ser religioso, sem o conhecimento teológico da
doutrina.
B) Essencial para
desenvolver o caráter cristão: Sem uma crença firme e bem definida,que é
parte da religião,não haverá crescimento correto, pois podemos viver a vida
dita cristã, sem conhecer a doutrina;mas não haverá experiências cristãs.
C) Abrigo contra
mentira e erros de interpretação: Deus é eterno; homens ignorantes criaram
conceitos errôneos,originando males na consciência e as Doutrinas bíblicas
expulsam falsas idéias que conduzem os homens para a cegueira e perdição.
D) Necessária para
ensinar a Palavra Divina: A Bíblia fala de muitas verdades espalhadas
nos seus diversos livros, obedecendo o tema:JESUS. É necessário relacionar os
diversos temas e organizá-los de maneira a facilitar o seu estudo.
A doutrina estuda a fé Cristã, sobre a
verdade da realidade espiritual, única, envolvendo a existência de Deus, a
possibilidade dos milagres, a confiabilidade das escrituras, a divindade de
Cristo, a encarnação de Deus em Cristo e a verdade da Bíblia como a Palavra de
Deus genuína.
7) DOUTRINA E
TEOLOGIA:
TEOLOGIA - Estudo das questões
referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o
mundo e com os homens, e à verdade religiosa, expressa na doutrina de Cristo,
que como já dissemos, ensina as verdades fundamentais da
Bíblia,organizadamente.
Teologia é o estudo racional dos
textos sagrados, dos dogmas e das tradições do cristianismo, geralmente
ministrados em cursos ou faculdades, formando os teólogos. É a ciência que trata
do nosso conhecimento de Deus e das relações com o homem; ciência, pois
organiza em seqüência lógica,fatos comprovados, podendo aplicar na religião.
Visa entender a revelação,fé e
tradição na atual prosperidade,exorcismo e curas.
8) ÁREAS DE ESTUDO DA
TEOLOGIA:
a) Teologia
Fundamental -
Analisa
a realidade cristã da auto-manifestação de Deus, sua plenitude e o plano da
Salvação por Jesus Cristo. Explica a razão do mistério, a liberdade e a
necessidade que temos de conhecer esse plano, querendo ou não termos
compromisso com Deus.
Fala sobre o que é teologia e sobre as
condições básicas que possibilitam a fé num contexto sócio-histórico e
cultural.
b)Teologia Bíblica - Estuda a introdução
a geral da Bíblia, com estudo dos livros do Antigo e Novo testamento, falando
sobre a história do povo de Deus e reflete temas gerais, familiarizando os
alunos com termos bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego.
Usa a “exegese”-que analisa
criticamente o texto, desde a seleção do texto, sua estrutura gramatical, sua
mensagem e tema central para hoje “hermenêutica”, aplicando a mensagem para
hoje.
c)TeoIogia Moral - Visa refletir sobre
a resposta concreta que o cristão dá a Deus nos diversos âmbitos de sua
existência seja pessoal, interpessoal, comunitária, social, familiar e
política., analisando as bases e os critérios de como o cristão deve agir e
sobre temas globais como sexualidade, ética e ecologia, política, globalização,
etc.
d)Teologia
Sistemática ou Dogmática - Compreende uma série de disciplinas
estudadas pela igreja, como cristologia (Jesus), eclesiologia (igreja),
trindade, antropologia teológica (vendo o homem quanto à criação, pecado, graça
e salvação), escatologia (últimas coisas) e Heresiologias (Seitas e Heresias).
Ademais, não se ocupa em repetir
dogmas, que são declarações de fé do que as pessoas crêem., tenta entender a
vida, e refletir a real e pura fé cristã.
e) História da Igreja
-
Visa conhecer uma visão panorâmica das grandes fases da história universal, as
relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de mentalidades, idéias e
movimentos sociais e as idéias e eventos do passado que repercutem hoje em dia.
Compreende desde a história antiga,
medieval, moderna, contemporânea e atual.
f) Espiritualidade - Envolve não apenas
disciplinas teológicas, mas dimensões da vida cristã como fé, louvor, reino de
Deus, o seguimento a Jesus e outros temas, como cruz, esperança, caridade,
piedade, liberdade cristã.
g)Outros - (Patrologia:Estudo
dos pensadores cristãos até o século V; Teologia Pastoral, Teologia das
Religiões, Homilética (Arte de pregar).
Religiosidade Popular (tradições
culturais),Aconselhamento Pessoal e Missões.
9) DOUTRINA E
RELIGIÃO:
Religião(qrego “deisidaimonia
deisidaimonia”)
- (At.25:19) - Em um bom sentido, reverência a
Deus ou aos deuses,dependendo do culto, num sentido piedoso, religioso; e num
mau sentido, a superstição.
Religião(qrego “yrhskeia
threskeia”)
- (At.26:5; Tg.1:26-27) - Adoração
religiosa externa; aquilo que consiste de cerimônias com disciplina religiosa.A
religião deveria significar adoração a Deus, mas adorava também a falsos
deuses, como cumprimento da obrigação de alguém.
O problema era haver o cumprimento de
obrigações de todos os tipos, tanto para com Deus como para com as pessoas, não
significando qualquer tipo de adoração correta a Deus.
Havia também, o adorador ansioso e
escrupuloso, que cuidava para não mudar nada que deveria ser observado na
adoração, e temeroso de ofender.
Significa devoto, e pode ser aplicado
a um aderente de qualquer religião, sendo especialmente apropriado para
descrever o melhor dos adoradores judaicos, adorando pelo elemento de medo.
Enfatiza fortemente as idéias de
dependência e de ansiedade pelo favor divino.
Pode originar um medo sem fundamento,
no sentido de supersticioso.
Existem pessoas religiosas de todos os
lugares (At.2:5), mas precisam estar na graça de Deus (At.13:43) para não serem
incitadas por falsos líderes contra a obra de Deus (At.13:50), numa religião de
vãos falatórios, sem santidade e sem obras sociais (Tg.1:26-27).
O sagrado é uma experiência da
presença de Deus, sobrenatural, na medida em que se realiza o impossível às
forças e capacidades humanas.
Religião(Latim
“religio=re+ligare”) - A religião tenta ser um vinculo entre o mundo profano e
o mundo sagrado, operando em várias culturas, criando templos que se erguem aos
céus como que querendo unir o espaço novo do sagrado (ar) com o consagrado (no
solo).
A religião cria a idéia de um espaço
sagrado, como que querendo unir a mitologia dos falsos deuses gregos do Olimpo
com as montanhas do deserto do Sinai onde Deus se manifestou.
Enquanto que a religião pode ser
apenas uma narrativa, um mito, uma fábula ilusória, a espiritualidade requer
algo mais, a fé, que se expressa na confiança e plena adesão às verdades
ouvidas.
OBSERVAÇÃO:
Enquanto que a religião externa uma
forma de crer, a doutrina é uma crença racional, baseada na Palavra de Deus,
onde fé e razão andam juntas.
A fé usa a razão é a razão não pode
ser bem sucedida sem a fé, na descoberta da verdade.
A razão não pode produzir fé , mas a
acompanha, pois a fé não vem de um questionamento, mas de Deus.
Contudo, a pessoa pode tentar
compreender aquilo em que acredita, envolvendo a vontade de descobrir, por
exemplo, a lógica de que Deus existe, se relaciona com as pessoas e que através
da teologia, poderemos defender racionalmente, a verdade das coisas de Deus
pela investigação escriturística da doutrina.
Defendamos nossa fé (1 Pe.3:15; 2
Co.10:4-5),combatendo as heresias (Fp.1:7; Jd.3; Jd.22; Tt.1:9; 2Tm.2:24-25).