Uma Vez Salvo, Sempre Salvo?
O fato de que alguns sejam perturbados sobre um tema tão claro e frequentemente tão exposto como o da justificação pela fé, é prova cabal de que o inimigo continua repetindo seus ataques. Da mesma forma que o fez no momento de tentar o Senhor Jesus no deserto (Mateus 4:6; Lucas 4:10), ele o faz, empregando a Palavra; por exemplo, Tiago 2:24: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente.” E Satanás acrescenta: “Vê como sua conduta deixa muito a desejar!
Onde estão as suas obras? Você tem fé, mas isso não é suficiente, pois a Palavra diz que não se é justificado somente pela fé.”
Apresentam-se também outras passagens cujo sentido é falsificado e que, por isso, mantêm a dúvida nessa alma angustiada. Assim Romanos 11:22: “Você também será cortado”, ou Filipenses 2:12: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.” Também é utilizado Hebreus 6:46 para fazer crer que o redimido por Cristo pode muito bem perder sua salvação, e para tirar toda a esperança de restauração daqueles que caíram em pecado. Com efeito, esta passagem diz: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tomaram participantes do Espírito Santo, e ainda provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus, e expondo-o à ignomínia (zombaria)”. A pessoa perturbada mantém-se assim em contínua inquietação com respeito a sua salvação, tendo sempre temor de que não realize obras suficientes para obtê-la ou para perdê-la.
Faremos duas observações: E perigoso isolar um texto bíblico de seu contexto e, por outro lado, a Revelação consistiu um todo. Sobre a Palavra, diz ela mesma: “Os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos.” (Salmos 19:9).
Esta expressão “igualmente” mostra-nos bem que o sentido de uma passagem deve ser buscada de acordo com as demais verdades conhecidas do livro Santo. Estes dois princípios devem guiar-nos sempre quando examinamos uma porção das Escrituras.
Justificados perante Deus pela fé
A propósito da justificação, eis que o Apóstolo Paulo escreve aos romanos: “Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Romanos 4:5), enquanto que o ensinamento de Apóstolo Tiago é este: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente” (Tiago 2:24). Isolados de seu contexto, estas duas passagens parecem contraditórias e esta aparente contradição é motivo de confusão para muitos.
É necessário compreender que nestas duas porções da Palavra tratam-se dois temas muito diferentes. Na epístola aos Romanos, trata-se da justificação perante Deus e na epístola de Tiago da justificação perante os homens. Deus lê no meu coração; Ele pode discernir a realidade de minha fé sem que para isso sejam necessárias as obras. Ao contrário, aqueles que me rodeiam somente podem me julgar através de minha vida prática: “Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18).
Um mesmo exemplo – o de Abraão – foi escolhido nas duas passagens citadas, o que é notável. Romanos 4 alude à cena de Génesis 15: “Olha para os céus e conta as estrelas… Assim será a tua posteridade.” Isso é o que Deus disse.
É suficiente crer para ser justificado: “E creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.” Este versículo mencionado em Romanos 4:3 é citado igualmente em Tiago 2:23, mas precedido por estas palavras. “E se cumpriu a Escritura que diz…”. Quando foi cumprida esta Escritura? Quando Abraão ofereceu seu filho Isaque sobre o altar (v. 21). A cena de Génesis 15, durante a qual foi pronunciada a expressão cumprida em Génesis 22, é bastante anterior. Isaque não havia nascido ainda. A fé, pois, precede as obras, as quais são somente a consequência e o testemunho daquela perante o mundo. Em Génesis 22 havia testemunhas (“dois dos seus servos”) embora não tenham ido ao local do sacrifício.
Qual é o resultado em cada uma dessas circunstâncias? Génesis 15: Abraão creu em Deus. E isso lhe for “imputado para justiça”, é justificado perante Deus por sua fé. Não é questão de obras: “ao que não trabalha, porém crê…” (Romanos 4:5). Génesis 22: suas obras manifestam sua fé. Aqui não se diz que isso lhe foi lhe foi imputado como justiça; aqui são dirigidas duas mensagens diferentes: “Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor…” (v. 11), “Então do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão” (v. 15). Quais são essas duas mensagens? A primeira: “Agora sei que temes a Deus…” (v. 12). A segunda: “porquanto fizeste isso… deveras te abençoarei” (vs. 16L18).
Torna-se, pois, muito claro, que somos justificados perante Deus pela fé. As obras que somos exortados a fazer nada acrescentam a uma salvação perfeita, a qual está fundamentada sobre o principio da fé somente. Elas manifestam esta fé aos olhos dos que nos rodeiam e mostram que vivemos no temor de Deus. (Génesis 22:12; elas não nos levam á salvação, mas à bênção no caminho – cap. 22:16-18). Veja-se ainda, além dessas passagens, Efésios 2:8-10; Tito 3:5-8; Gálatas 2:16.
Onde estão as suas obras? Você tem fé, mas isso não é suficiente, pois a Palavra diz que não se é justificado somente pela fé.”
Apresentam-se também outras passagens cujo sentido é falsificado e que, por isso, mantêm a dúvida nessa alma angustiada. Assim Romanos 11:22: “Você também será cortado”, ou Filipenses 2:12: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.” Também é utilizado Hebreus 6:46 para fazer crer que o redimido por Cristo pode muito bem perder sua salvação, e para tirar toda a esperança de restauração daqueles que caíram em pecado. Com efeito, esta passagem diz: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tomaram participantes do Espírito Santo, e ainda provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus, e expondo-o à ignomínia (zombaria)”. A pessoa perturbada mantém-se assim em contínua inquietação com respeito a sua salvação, tendo sempre temor de que não realize obras suficientes para obtê-la ou para perdê-la.
Faremos duas observações: E perigoso isolar um texto bíblico de seu contexto e, por outro lado, a Revelação consistiu um todo. Sobre a Palavra, diz ela mesma: “Os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos.” (Salmos 19:9).
Esta expressão “igualmente” mostra-nos bem que o sentido de uma passagem deve ser buscada de acordo com as demais verdades conhecidas do livro Santo. Estes dois princípios devem guiar-nos sempre quando examinamos uma porção das Escrituras.
Justificados perante Deus pela fé
A propósito da justificação, eis que o Apóstolo Paulo escreve aos romanos: “Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Romanos 4:5), enquanto que o ensinamento de Apóstolo Tiago é este: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente” (Tiago 2:24). Isolados de seu contexto, estas duas passagens parecem contraditórias e esta aparente contradição é motivo de confusão para muitos.
É necessário compreender que nestas duas porções da Palavra tratam-se dois temas muito diferentes. Na epístola aos Romanos, trata-se da justificação perante Deus e na epístola de Tiago da justificação perante os homens. Deus lê no meu coração; Ele pode discernir a realidade de minha fé sem que para isso sejam necessárias as obras. Ao contrário, aqueles que me rodeiam somente podem me julgar através de minha vida prática: “Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18).
Um mesmo exemplo – o de Abraão – foi escolhido nas duas passagens citadas, o que é notável. Romanos 4 alude à cena de Génesis 15: “Olha para os céus e conta as estrelas… Assim será a tua posteridade.” Isso é o que Deus disse.
É suficiente crer para ser justificado: “E creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.” Este versículo mencionado em Romanos 4:3 é citado igualmente em Tiago 2:23, mas precedido por estas palavras. “E se cumpriu a Escritura que diz…”. Quando foi cumprida esta Escritura? Quando Abraão ofereceu seu filho Isaque sobre o altar (v. 21). A cena de Génesis 15, durante a qual foi pronunciada a expressão cumprida em Génesis 22, é bastante anterior. Isaque não havia nascido ainda. A fé, pois, precede as obras, as quais são somente a consequência e o testemunho daquela perante o mundo. Em Génesis 22 havia testemunhas (“dois dos seus servos”) embora não tenham ido ao local do sacrifício.
Qual é o resultado em cada uma dessas circunstâncias? Génesis 15: Abraão creu em Deus. E isso lhe for “imputado para justiça”, é justificado perante Deus por sua fé. Não é questão de obras: “ao que não trabalha, porém crê…” (Romanos 4:5). Génesis 22: suas obras manifestam sua fé. Aqui não se diz que isso lhe foi lhe foi imputado como justiça; aqui são dirigidas duas mensagens diferentes: “Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor…” (v. 11), “Então do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão” (v. 15). Quais são essas duas mensagens? A primeira: “Agora sei que temes a Deus…” (v. 12). A segunda: “porquanto fizeste isso… deveras te abençoarei” (vs. 16L18).
Torna-se, pois, muito claro, que somos justificados perante Deus pela fé. As obras que somos exortados a fazer nada acrescentam a uma salvação perfeita, a qual está fundamentada sobre o principio da fé somente. Elas manifestam esta fé aos olhos dos que nos rodeiam e mostram que vivemos no temor de Deus. (Génesis 22:12; elas não nos levam á salvação, mas à bênção no caminho – cap. 22:16-18). Veja-se ainda, além dessas passagens, Efésios 2:8-10; Tito 3:5-8; Gálatas 2:16.