A Festa de Shavuot
A
Festa de Shavuot(שבועות, Semanas) é conhecida também como a Festa de
Pentecostes pela grande maoria dos que falam português. Pentecostes é a
segunda festa entre os Sheloshet HeRaglim (três pés) na
Torah(Pentateuco). Isto é, uma das três festas em que o povo de Israel
deve peregrinar e festejar juntos no local designado para o culto, no
caso, a Cidade de Jerusalém.
A festa deve ocorrer quando se completar a contagem de Omer, sete
semanas, não havia nenhuma data fixa na Torá. Em relação ao hebraico,
ela está sempre ligada ao mês de Sivan, e inclui um dia na terra de
Israel e dois dias na disáspora(fora de Israel).
Durante os períodos do primeiro e segundo Templo eram realizados um
sacrifícios especiais que eram chamados dos dois pães que simbolizavam o
início do período da entrega das primícias. Hazal(Hahamim Zichronam
leBracha, Os sábios, abençoados sejam a sua memória) indentificavam esta
festa como sendo a época em que Adonai concedeu ao povo de Israel a
Torah e os Dez Mandamentos. Como em todo chamado dia bom(sábado, dia de
festa), é proibido o trabalho e a fabricação sendo exceção aquilo que é
feito em prol da festa, por exemplo, neste dia é permitido cozinhar e
acender fogo com este objetivo.
O Tempo da Festa de Shavuot
Ao contrário das outras duas festa de peregrinação, Pessach e Sucot,
Shavuot não tem uma data determinada na Torah(Pentateuco). Segundo a
Torah, a festa deverá iniciar no 50º. dia da contagem de Omer. Segundo
Hazal, a contagem de Omer deve iniciar no segundo dia de Pessach. Pelo
fato de que a festa era realizada de acordo com a Lua, o dia poderia ser
o 5, 6 ou 7 de Nissan, tudo dependeria do numero de dias que haveria no
mês de Nissan e no Mês de Ayir no mesmo ano.
No atual calendário judaico que foi fixado no século II o mês de
Nissan tem sempre 30 dias e o mês de Ayir têm sempre 29 dias, fato que
leva a festa a sempre ocorrer no dia 6º. do mês de Nissan. De acordo com
este calendário, nunca haverá esta festa nos domingos, segundas e
sextas, mas fora de Israel a festa sempre se iniciará em um destes dias,
este será o primeiro dia da festa mas haverá o segundo dia bom para a
diáspora. Além disso, entre as três festas de peregrinação, esta é a
única festa que não têm HolHaMoed, ou seja, 7 dias de meio dia comum e
meio dia de festa. Há quem diga que esta festa não têm HolHaMoed pelo
fato de ser uma festa repleta de trabalho pois é o tempo em que o povo
tem que recolher o resultado da colheita a tempo de não se perder no
campo, porém, após a festa há ainda seis dias em que as pessoas podem
continuar trazendo os sacrifícios das primícias.
Festa de Shavuot entre Judeus Messiânicos em Israel
Os nomes da Festa
חג השבועות - Hag Hashavuot - Festa das Semanas. Este nome é dado
devido as sete semanas que são contadas na contagem de Omer, este nome
aparece algumas vezes na Torah(Pentateuco)
חג הקציר - HagHaKatzir - Festa da Colheita. Este nome também é
mencionado no Pentateuco é uma referência ao fato de que nestes dias é
recolhido o trigo que é oferecido como oferta ao Senhor.
יום הביכורים - Yom Bikurim - Dia Das Primícias. Este nome também é
mencionado no Pentateuco é uma referência ao dia em que era trazido o
sacrifício das primícias em cheiro suave a Adonai, além disso sinaliza o
início das oeferendas das primícias nos próximos sete dias, no dia da
festa e mais seis dias após a mesma.
עֲצֶרֶת - Atzeret - Parada, é mencionado no Talmud por Hazal
חג מתן תורה - Hag Matan Torah - Festa da Entrega da Torah. Este nome
não é mencionado na Torah mas foi dado para lembrar a tradição de que
neste dia Adonai se revelou ao povo no Monte Sinai e citou os Dez
Mandamentos os quais foram imediatamente gravados em tábuas de pedra as
quais foram postas no santuário.
יום הקהל - Yom Hakahal - Dia da Congregação. Segundo a tradição este
nome foi dado por que neste dia Moisés foi ordenado a reunir toda a
congregação(nação) de Israel em um mesmo lugar bem frente ao Monte
Sinai.
יום החמישים - Yom HaHamishiim - Dia dos Cinquenta. Este nome é dado
aos cinqueta dias(49, sete semanas e mais um dia) da contagem de Omer
que marcam este dia. Festa de Pentecostes - Este nome aparece no livro
de Atoso dos Ap[ostolos no Novo Testamento como uma referência ao dia em
que o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja primitiva pela
primeira vez. Este fato teria ocorrido em Jerusalém durante a festa de
Shavuot e seria as primícias da manifestação do Espírito de Deus nos
discípulos de Yeshua.
Tradições na Festa
Leitura do livro de Ruth - Esta tradição se deve ao fato de que a
história deste livro se passa basicamente no cenário do período desta
festa, o recolhimento do trigo, a ceara. Leitura dos Dez Mandamentos -
Conforme citamos acima, segundo a tradição os Dez Mandamentos foram
entregues ao povo durante este dia e algumas comunidades judaica têm o
hábito de ler neste dia para lembrar a Entrega da Lei. Alimentos
derivados de leite - Principalmente em Israel, costuma-se alimentar-se
de leite, há porém muitas explicações para este fato, a pessoas que
fazem referência aos dois pães de sacrifício, um que seria utilizado com
alimentos a base de carne e outro com alimentos a base de leite, sem
serem misturados conforme a tradição.
Outros fazem referência a numerologia judaica, pois em gematria a
palavra Halav(leite) têm o valor de 40 que é o mesmo número de dias que
Moisés passou sobre o Monte Sinai. Pães, como o sacrifício dos pães que
deveria ser feito neste dias, assim também os pães são parte da festa,
uma vez que em pessach foi proibido comer pão fermentado, nesta festa o
sacrifício e a alimentação são de pão fermentado. Peregrinação a
Jerusalém - Conforme citamos acima, nesta festa, as famílias de Israel
têm como costume subirem a Cidade Santa para visitar e lembrar a
peregrinação que era feita durante o período em que havia o templo.