quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lag Baômer

Lag Baômer

Lag Baômer - Lag Baômer (do hebraico ל"ג בעומר "trigésimo-terceiro dia do ômer" ) com a duração de 49 dias, conectando Pessach a Shavuot. É o nome dado à data judaica de 18 de Iyar.
De acordo com a tradição judaica, a tristeza e pesar que acompanham a Contagem do Ômer são interrompidos neste dia. Há duas bases para este mandamento: a primeira é que neste dia cessou a peste que surgiu entre os discípulos de Rabi Akiva, e a segunda é que nesta data ocorre o aniversário de falecimento do Rabi Shimon bar Yochai, cujos ensinamentos introduzem uma nova era na revelação e disseminação da dimensão mística da Torá, conhecida como a Cabalá.
Lag Baômer celebra a vida e os ensinamentos de dois dos mais notáveis Sábios na história judaica, Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai. É também o dia festivo mais especialmente associado à Cabalá, a "alma" ou dimensão mística do Judaísmo.
As sete semanas entre Pêssach e Shavuot são uma época de antecipação e preparação, durante a qual os judeus refazem os passos da jornada dos israelitas do Êxodo até o Monte Sinai há mais de 33 séculos.
Porém as semanas de Ômer são também um tempo de tristeza. Não se realizam casamentos durante este período; como enlutados, não se corta o cabelo ou se aprecia o som da música. Pois como o Talmud diz, foi neste período que milhares de eruditos de Torá, discípulos do grande Rabi Akiva, morreram numa peste, porque "não se conduziram com respeito um pelo outro."
Em Lag Baômer, o 33º dia da Contagem do Ômer, as leis proibindo o júbilo durante o período são suspensas. As crianças saem em desfiles e passeios, brincam com arcos e flechas, e o dia é assinalado como uma ocasião festiva e cheia de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes