domingo, 8 de julho de 2012

ESTUDO BÍBLICO ABSALÃO E OS MALES DA REBELIÃO PARTE I

INTRODUÇÃO: Temos diante de nós um quadro crescente de elementos inescrupulosos,que a pretexto de terem uma "chamada para trabalhar"na obra de Deus,e dizendo-se perseguidos pelos seus líderes, rebelam-se contra os mesmos e iniciam os seus próprios trabalhos arrebanhando alguns descontentes,enganando-os e levando-os a pensar que estão trabalhando para Deus.Esses falsos obreiros estão incluídos entre os relacionados pelo o Apóstolo Paulo em (At20.29-30).Uma advertência para os que estão sendo atacados pelo terrivel "virus"da rebeldia,para que não caiam nas ciladas do diabo e não venhão ter o mesmo fim de Absalão.
1-Quem era Absalão? Filho amado de Davi com uma estrangeira por nome Maaca,filha de Talmai rei de Gesur(2Sm3.2-3). À época da rebelião era jovem ainda,com aproximadamente trinta anos de idade.
(I). "Príncipe-"sua condição de filho do rei,conferia-lhe a posição de Príncipe.Dominado pela vaidade,ostensivamente desejou alcansar a popularidade.Exibia-se com os seus carros e cavalos e cinquenta homens a anuncia-lo,afim de dá a impressão de ser um grande Príncipe desejava ser conhecido de todos os súditos de seu pai (2Sm 15.1),visto que ele tambem era herdeiro presumível do trono de Davi.
II-Herdeiro-Legitimamente todos os bens de seu pai pertenciam-lhe.Porém,quanto a sua pretensão de suceder ao seu pai no trono,isso dependeria da vontade divina,o que o jovem ignorava.Todavia,com a morte de Amnom,Absalão acreditava ser seu o direito de substituir o seu pai, pois era Príncipe de sangue real por parte de pai e mãe,enquanto Salomão só por parte de pai.
III-Beleza-(2Sm14.25).Uma caracteristica que muito lhe orgulhava era a sua rara beleza,o que lhe proposionava uma grande popularidade e facilitava alcansar o seu objetivo.Seus lindos cabelos eram cortados anualmente,chegando a pesar 200 siclos (2Sm 14.26).temos assim uma descrição da beleza de Absalão.
2- O caráter de Absalão-Embora possuindo um comportamento atraente,extrovertido,Absalão não possuia um caráter digno,á altura de sua origem.Vejamos os defeitos morais que ele apresentava.
I-Demagogo-(2Sm 15.2).naqueles dias os negócios públicos se tratavam pela manhã,quando os reis  assentavam-se ao ar livre,ou a porta da entrada da cidade,para ouvir e receber algum pedido,alguma reclamação. Nessa época Davi estava com a idade avansada e a saúde prejudicada,e tambem preocupado em manter-se no trono,pois as guerras eram uma ameaça constante.Muitas queixas ficaram sem soluçao por parte do rei,gerando um descontentamento entre opovo.Absalão aproveitando-se dessa insatisfação popular,iniciou una campanha traiçoeira, incitando o povo contra o rei, ocultando os seus propósitos ambiciosos.
II-Traiçoeiro-(2Sm15.5-6).Começou a esforçar-se em mostrar ao povo que existia um contraste entre ele e o rei,dizendo que este já era avançado em idade e incompetente,pois não dava atenção necessária aos necessitados e não punia os corruptos,enquanto que ele era jovem cheio de ideias e planos,e possuia já os conhecimentos necessários a um governante.Desse modo o jovem ia seduzindo o coração do povo,que não se apercebia da maldade dele.
III-Escandaloso- (2Sm 15,3).Pervesamente, ai Absalão desprezando a autoridade do seu pai e ganhando a simpatia dos descontentes entre o povo (2Sm15.10).Continuamente usando de malícia, dirigia-se ao pai, fazendo-o crer que precisava ir a Hebrom,para renovar um voto com o Senhor.Ainda assim o rei não desconfiava da maligna intenção do seu pérfido filho. não percebia o iminente perigo de uma guerra civil e o risco de perder o seu trono.
IV-Conspirador-duzentos homens sairam de Jerusalem com Absalão(2Sm15.11-12).esses homens tambem não conheciam o plano de conspiração, mas eram dedicados a ele devido a sua influencia pessoal. Absalão convocou tambem a Aitofel, o conselheiro do rei, que resoveu trair a Davi. Assim a nação começou a dividir-se. Um a um os cabeças das famílias e das tribos renunciaram a Davi e levaram voluntários para a formação de um novo exército (2Sm 15.12).
V-Usurpador-Iniciada a macha para o golpe, imediatamente um mensageiro veio a Davi dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão (2Sm15.13). O rei convocou a sua corte e o seu exército,e com eles abandonou Jerusalem, retirando-se para o deserto que fica além do Jordão (v14). Absalão tomou posse de Jerusalem trunfantimente, não encontrando nenhuma resistencia. Aitofel o conselheiro íntimo de Davi, lhe assistia, tendo sobre o jovem rei a mesma autoridade, que tinha com seu pai. esse bom conselheiro decidiu com qualquer possibilidade de uma rejeição ao novo rei. Absalão escutou de Aitofel o conselho de sair imediatamente contra Davi, para supreende-lo desprevinido e mata-lo com toda a sua tropa antes de atrversar o jordão.
V-Arrogante-Absalão estava agora cheio de si, vaidoso, arrogante, com o seu êxito, sua posição, poderio e popularidade, tanto que tornou-se imprudente e incapaz de tomar sábias decisões. O seu ódio pelo pai tornou-se uma obsessão, não impotando-lhe os resultados que viessme; o que ele desejava conseguiu, o poder! que tragédia!que escândalo! infelismente a história se repete! Quantos males tem surgido em nossas igrejas, e os rebeldes de hoje, no afã de verem concretizadada a sua diabólica intenção, preparam golpes e muitas vezes, para ve-las legalmente confimadas, levam as igrejas para a justiça comum trazendo grandes escândalos. Prezado leitor veja com atenção o que diz a palavra de Deus nos seguintes textos: (ICo6.1-9;Pv22.6;Gl6.7-8;Hb10.31).Que Deus guarde o seu povo dos Absalãos que estão desejosos de serem líderes, sem terem sido chamado pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes