quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estudo Bíblico Tema: O Verdadeiro Cristão (I Jo 2. 1-6)

                                  INTRODUÇÃO

João  inicia este texto de maneira muito carinhosa,
demonstrando sua preocupação com aqueles que querem estar em comunhão com Deus. 
Ele no seu modo carinhoso de tratar aos irmãos diz: Filhinhos estas coisas vos escrevo para que não pequeis... Aquele que é verdadeiro cristão já aprendeu a reconhecer Deus como luz, já entedeu que o pecado está em sua natureza e que em Jesus tem a possibilidade de ter uma vida de purificação. Vejamos algumas caracteristícas do cristão que lhe serve de segurança.

 
 I- Tem Jesus como Advogedo ( Jo 2.1). Se, todavia alguém pecar, temos Advogado junto ao pai, Jesus Cristo o justo... João nos conforta dizendo, que temos alguém que defende a nossa causa diante do pai. Nós necessitamos de um intercessou? de um Advogado? claro que sim.

( a)- O homem não pode chegar sozinho na presença de Deus, ( a luz não pode conviver com as trevas). O homem pecador não pode, portanto, aproximar-se de Deus.

(b)- Cristo é o único que pode nos levar à presença do Senhor nosso Deus ele veio, para nos aproximar de Deus, isto é, para ser nosso advogado.

(c)- Em II Co 5. 21 lemos: Aquele que não conhceu pecado,ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feito justiça de Deus. (d)- Em Rm 8.34. lemos: Quem os condenará? É cristo Jesus quem morreu,ou antes quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e tambem intercede por nós.
(e)- Lemos em Hb 7. 25 por isso tambem pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus,  vivendo sempre para interceder por eles.

O Senhor Jesus intercede por nós junto ao pai, enquanto estamos trabalhando, descansando, ou em qualquer tipo de atividade. Isto não é maravilhoso? Temos um  Santo Advogado  que nos dá apoio junto ao pai. Ele perduou o nosso pecado original, nos justificou pelo seu sangue, mas ainda somos fracos, e ainda pecamos de uma maneira ou de outra, por isso ele intercede diante de Deus por nós Aleluia.

II- Temos  Jesus como propciação (I Jo 2.2). Ele é a propciação pelos nossos pecados, essa palavra propciação nos fala da imagem do sacrifícil de cristo na cruz do calvário por nós.
 (a)- A propciação de cristo aplaca a ira de Deus: Is 53.4-6  no AT essa ideia de aplacar a ira de divina aparecia no sacrificio de animais, eram sacrifícios oferecidos para satisfazer a justiça de Deus.

(b)- O sacrifício de Jesus foi diferente: não cobre os nossos pecados, perdoa de uma vez por todas e nos justifica pela fé. (Is 53.4). Diz; certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

III- O verdaeiro cristão tem o pleno conhecimento de Deus (I Jo 2.3-6). Sabemos que temos conhecido.esse verbo, nos fala de algo que fica evidenciado, bem vísível na vida da pessoa. Quem conhece  Jesus assume um  compromisso sério com ele.
(a)- Guarda os seus mandamentos (Jo 2.3-5). o Apóstolo está ensinando que não devenos ser somente ouvintes. Aquele que diz que conhece Jesus deve guardar os seus mandamentos.

(b)- Andar como Jesus Cristo andou (I Jo 2. 6).
Aquele que diz que permanece nele, esse deve tambem andar assim como ele andou. Devemos imitar Jesus ( I Pe 2, 21). O nosso objetivo deve ser o mesmo de Paulo,sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Andar como cristo andou é colocar a nossa vida a desposição de Deus, e aceitar as modificações que ele deseja fazer em nossas vidas mudando de uma vez por todas o nosso caráter, se Jesus toma, essas iniciativas nós conheceremos verdadeiramente a vontade de Deus e a sua presença em nós. Precisamos assumir a resposabilidade de por em prática o que já temos aprendido da palavra de Deus ( Rm 6.8-14). Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes