domingo, 15 de julho de 2012

Estudo Bíblico Tema: Os Símbolos do Espírito Santo

                          INTRODUÇÃO

É com imenso prazer que me ponho diante dessa tela para escrever algo a respeito do nosso maravilhoso instrutor,  professor, e consolador. O nosso querido Espírito Santo. Falaremos a respeito de três símbolos que lhes são peculiar, são muitos os símbolos, mas nos deteremos apenas em três, que são, os que representam a sua  pessoa. Como elementos da natureza, são eles: o fogo, àgua, rio e chuva. Também falaremos do selo.

I-  FOGO (Lc3.16). No antigo
testamento, o "fogo" fazia parte da liturgia hebreia: simbolizava a presença de Deus, a purificação e o juizo divino (Ex 3.2; Sl 50.3; Is 6.1-7).Em lucas 3.16, o fogo é apresentado como elemento purificador na vida de quem recebe o batismo com o Espírito Santo. O consolador ajuda-nos a viver em santidade, pois, em nós, efetua a santificação (2Ts 2. 13). Já regenerados pelo Espírito Santo, tornamos o nosso corpo templo e morada do mesmo (ICo 6. 19).Isto significa que todas as nossas ações devem visar a glória de Deus. Ao sermos redimidos do mundo, passamos a pertecer unicamente a ele. Deixe que o fogo do Espírito queime-lhe toda a impureza, fazendo real a presensa de Deus em sua vida.

II- ÀGUA RIO E CHUVA (Jo 7. 37-38). A àgua é vital  para a natureza. Sem ela, o ser humano não vive. Deus utiliza-se desse elemento indispensável à existência para mostrar que o Espírito Santo sacia toda a nossa sede espiritual. No plano espiritual, àgua rios e chuvas simbolizam o mover do Espírito na vida dos que recebem a Cristo (Jo 4. 14). A renovação que a àgua produz significa a operação miraculosa do Espírito Santo na vida do homem, produzindo a regeneração e a vivificação espiritual (Tt 3. 5, em Isaias 44. 3. o Senhor promete derramar àgua sobre o sedento, e rios sobre a terra seca. O profeta falava a respeito do derramamento do Espírito Santo sobre uma geração vindoura. A profecia começou a cumprir-se no dia de pentecostes e prossegue através do movimento pentecostal, o maior avivamento da história da Igreja cristã.
III- SELO (2 Co 1. 21-22; Ef 1. 13). Segundo a história, nos tempos bíblicos, o selo era usado para designar a posse de uma pessoa sobre algum objeto ou coisa por ela selada. O selo indica propriedade,  posse.
Fomos selados pelo Espírito Santo quando aceitamos a Cristo como nosso único e suficiente salvador.
Hoje, pela fé, somos propriedade particular de Deus quando Cristo voltar para buscar a sua Igreja, subiremos com ele, pois o Senhor virá buscar aqueles que lhes pertencem.
Como podemos ter certeza de que fomos selados? segundo as escrituras,  o próprio Espírito Santo tertifica com o nosso espírito que pertencemos  a Deus ( Rm 8. 16). Não podemos nos esquecer que o Espírito Santo tambem é o penhor da herança celestial ( Ef 1. 14).Isto é a garantia que receberemos a nossa herança, pois somos co-herdeiros de Cristo (Rm 8. 17).

                                                                            NOTA:
 Ainda há uma vasta quantidade de símbolos do Espírito Santo. Ficamos satisfeito em descrever-mos apenas esses três. Fogo,"àgua, rio e chuva"  "selo"   esse útimo não é símbolo de elementos da natureza  mas sim de  posse. que nos traz grande regozijo em saber-mos que através deste selo nós fomos feito propriedade particular ou peculiar de Deus. Queridos irmãos, que o Santo Deus em Cristo Jesus vos abençõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes