sexta-feira, 13 de julho de 2012

ESTUDO BÍBLICO A FÉ E OBDIENCIA DOS RECABITAS PARTEII

 (2)-O MODO DE VIDA DOS RECABITAS
       Os Recabitas viviam ordeiramente entre os Israelitas, e o seu "modus vivendi" era um exemplo de moderação para o povo de Deus. A sua caracteristíca marcante era a obdiencia  incondicional ao Patriarca (lider) da clã, da família.
Hoje, obdiencia aos pais, aos líderes da igreja, às autoridades, às leis, é coisa de um passado já remoto. Os que ainda postulam  pela obediencia e pelo respeito aos pais, e pela responsabilidade para com a  família e a igreja, são tidos como ultrapassados, retrógados e outros adjetivos equivalentes. Que  Deus  tenha misericordia de nós. Precisamos aprender com os recabitas.

 I- NÃO PLANTAVAM VINHAS. Os Recabitas eram convictamente contrários  a beber vinho ou qualquer outra bebida embriagadora. Neste particular eram tão extremistas, que nen sequer plantavam vinhas. Parece que este comportamento estava ligado à  averssão que tinham pelo culto pagão a baal melcarte, deus nacional dos tírios, onde todo tipo de perversões sexuais  eram praticadas sob a influencia do vinho.Ainda hoje, podemos ver os grandes males causados à humanidade,pelo abuso do sexo e pela perversão dos instintos sexuais em decorrencia do uso de tóxicos e bebidas alcólicas, principalmente nos modernos "cultos a baal", como o carnaval e fertivais de rok  and roll. O diabo não dorme em serviço. Os pastores e demais obreiros tem que está vigilantes contra as suas astutas invertidas pois até mesmo entre os jovens crentes, mal firmados na fé, por falta de ensino doutrinário, satanás tem feito vítimas. A Igreja necessita mais  de receber os ensinos das escrituras do que está, na maioria das vezes, perdendo tempo com cánticos de courinhos despido de qualquer valor espiritual, acompanhados de exagerados movimentos corporais que se assemelham, no mais das vezes, com as horras prestadas a baal. A propósito, algumas igrejas, infelizmente,desviando-se dos sadios princípios que sempre nortearam a nossa denominação, promovem fertivais de música sacra que mais parecem verdadeiros fertivais de rok. Isto é falta de temor a Deus.

II- HABITAVAM EM TENDAS.
 Sendo nômades não construiam casas, não se fixavam por muito tempo num mesmo lugar, não tinhão apego pelas coisa materiais. Não se preocupavam em possuir propriedades. Como eram diferentes de muitos de nós! Quantos estão mais preocupados em adquerir propriedades, do que em ganhar almas para o reino de Deus. Não somos contra o possuir propriedades, nen contra os que as possuem, mas devemos lembrar-nos que mais importante são os valores espirituais.Infelismente muitos que se dizem servos de Deus entram em litígio contra os próprios irmãos, por causa de propriedades que pertencem a Deus. Os Recabitas não se jugavam proprietários de nada, não possuiam terras, habitavam em tendas, e eram fiés  Deus e obediente aos seus princípios.Que exemplo de fé, humildade e obediencia para nós!

III- ERAM PEREGRINOS.
Nesse particular, os Recabitas foram um tipo de Igreja de Cristo, que tambem é perigrina na terra. Eles viviam entre os Israelitas, mas não pertenciam a nenhuma tribo de Israel. A Igreja vive no mundo, mas não é do mundo, como do mundo não é o seu Senhor. A nossa pátria está no céu, é a nova Jerusalém (Fp 3. 20-21;Ap 21.2-7;22. 14-20). Sejamos peregrinos neste mundo,mas não desfrutermos das suas ilusões.


(3)- OS RECABITAS EM CONTRASTE COM JUDÁ
No reinado de Eliakim também chamado Jeoiaquim, rei de Judá, o Senhor Jeová, por meio do profeta Jeremias, repriendeu duramente o povo de Judá, por causa dos seus muitos pecados, principalmente o de idolatria e desobediencia a sua voz, mostrando o contraste entre eles e os Recabitas.
I- OBEDIENTES A JONADABE.
Por mais insignificante que pareçamos ser e por menor importancia que pareçam ter os nossos atos, nada fica desconhecido a Deus. Foi o  que aconteceu com os recabitas, por sua obediencia irrestrita à ordem dada por Jonadabe, filho de Recabe, cerca de duzentos anos antes dos acontecimentos que os envolveram. Por causa da idolatria e desobediecia do povo de Judá, o Senhor enviou o rei Nabucodonosor contra o seu povo, para leva-lo a Babilônia e ali permanecer setenta anos no cativeiro. Deus cumpriu assim a sua palavra (Jr 1. 12-16;25. 1-11).Todavia em meio a tanta desobediencia, havia um povo  humilde estrageiro e peregrino em Judá, modelo de fé e obediencia os Recabitas. Por isso Deus provou-lhes a fidelidade, através do profeta Jeremias, e eles foram aprovados em sua retidão. Aprendamos com eles.
II- GUARDAVAM OS MANDAMENTOS DE SEU PAI.
Enquanto o povo de Judá eram desobediente a Deus, e seguia o caminho da imoralidade e da idolatria, os Recabitas eram tementes a Deus e não desobedecia os mandamentos de Jonadabe, seu pai.Que contraste os judeus não obedeciam a Deus, enquanto os Recabitas não desobedecia ao seu pai, um simples homem (Jr35..1-14). Para condenação do seu povo, Deus através de Jermias lançou-lhes em rosto a dura realidade mostrando-lhes o contraste entre eles e os recabitas. Não havia como escapar da justa ira do Pai celestial. Assim Judá foi para o cativeiro e Jerusalém foi invadida e destruida pelo exército de Nabucodonosor. Essa é a recompensa dos desobedientes(Jr35.15-17).
III- A RECOMPENSA DOS RECABITAS.
Deus recompensou os Recabitas pela sua demonstração  de obediencia, prometendo que jamais faltaria varão (filho) a Jonadabe,que assistisse perante a sua face todos os dias (Jr35.18-19).
Sigamos o exemplo dos Recabitas em nossa perigrinação neste mundo, e receberemos a recompensa do Senhor naquele grande dia (Ap 22.12)   que Deus em Cristo Jesus edifique a cada leitor de sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes