Conceito Bíblico (os nomes de Deus).
Quem é Deus e o que ele é? ( definição)
Deus é Espírito,infinito,eterno e imutável em seu ser,sabedoria,poder,santidade,justiça,bondade e verdade.
Podemos dá formúla a uma definição bíblica pelo estudo dos nomes de Deus.O nome de Deus nas escrituras,significa mais que uma combinação de sons e representa o seu caráter revelado.Deus revela-se a si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome (Ex6.3;33.19;34.5,6).Adorar é o mesmo que invocar o nome de Deus (Gn 12.8).Teme-lo (Dt 28.58),louva-lo (2Sm 22.50,) glorifica-lo(Sl 86.9).É horrível sacrilégio tomar o seu Santo nome em vão (Ex 20.7),blasfemá-lo ou profaná-lo (Lv 18.21,24.16). Santificar e bendizer o seu nome é o mesmo que reverenciá-lo (Mt 6.9). O nome do Senhor defende o seu povo (Sl 20.1) e,por amor ao seu nome, ele não os abandona(ISm12.22).Vejamos os nomes de Deus mais comuns encontrados na bíblia são os seguintes:
(a) Elohin (traduzido por {Deus}.Emprega-se esta palavra sempre que o poder criativo e a onipotência de Deus são implícitos. (Eloin é o Deus criador. A forma no plural significa a plenitude de poder e representa a trindade.
(b) Jeová que se traduz por {Senhor}.Elohin, o Deus criador não permanece indiferente com as suas criaturas.Ao observar a nececidade entre os homens, Deus desceu para ajudá-los e salvá-los ao assumir essa relação ele se revela como Jeová o Deus da aliança. O nome Jeová se origina do verbo ser e abrange três tempos desse verbo-passado,presente e futuro.O nome, portanto,significa: ele é que era,que é e que há de ser; isto é, o eterno.O nome também siguinifica: eu me manifestei, me manifesto e ainda me manisfestarei.
Para os que estão no leito de enfermidade ele se manifesta como (JEOVÁ- RAFÁ), "o Senhor que os cura" os oprimidos pelo inimigo o invocam como {JEOVÁ-NISSI} "oSenhor é a minha bandeira"(Ex17.8-15).Os que estão sobrecarregados com os cuidados desse mundo chamam-o de {JEOVÁ-SHALOM},"o Senhor é paz"(Jz6.24).Os peregrinos na terra chamam de{JEOVÁ-RAÁ},o Senhor é o meu pastor (Sl 23.1) Os que estão sob condenação e necessitam da justificação invocam,cheios de esperança,a {JEOVÁ-TSIDKENU},"o Senhor é a nossa justiça"(Jr23.6).Para os desamparados ele é{JEOVÁ-JIREH}, "o Senhor proverá"(Gn22.14).Quando se concretizar o reino de Deus na terra ele será conhecido como {JEOVÁ-SHAMMÁ}, "o Senhor está aqui"(EZ48.35).
(c) EL (Deus) é usado em certas combinações: EL-ELYON (Gn14.18-20),o "Deus Altíssimo"o Deus que é exaltado sobre todo deus ou deuses; {EL-SHADDAI}, "Deus todo poderoso"(Ex6.3);{EL-OLAM},o "Deus Eterno"(Gn21.33).
(d) Adonai literalmente significa: "Senhor ou Mestre"que transmite a ideia de governo e domínio(Ex23.17;Is10.16-33). {Até aqui o nosso estudo}. Que Deus abençõe a todos que tem sêde de aprender a Santa palavra de Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
videos cantinho da roça
-
Paralelismo nos livros de sabedoria do Velho Testamento Ritmo, uma das carac...
-
DEFINIÇÃO I- Existem três aspectos da salvação, e cada um deles se caracteriza por uma palavra que def...
Nenhum comentário:
Postar um comentário