domingo, 5 de agosto de 2012

Apologia Aos Enganos do Espiritismo

                                                                   INTRODUÇÃO

O  Espiritismo é uma religião cujas principais doutrinas são a comunicação com 
 os mortos e a reencarnação. Suas práticas e crenças, apesar de tão antigas quanto o homem, foram sistematizadas pelo francês Alan Kardec, em 1857, quando lançou o Livro dos Espiritos.
De forma geral entre os espíritas, prevalece a ideia  da comunicação com os mortos. Para isso é preciso que haja um médium, pessoa que faz o elo entre os vivos e os "mortos". O segmento Espírita kardecista  usa a Bíblia para apoiar tal prática, afirmando que o rei Saul se comunicou com Samuel, já morto, conforme se depreende da leitura de I Samuel 28. Este texto, no entanto, mostra o quanto é perigoso se envolver com esta prática, bem como salienta que o Senhor a reprova.
I- A MENTIRA DA COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS.

Em primeiro lugar, Saul perdera a comunhão com Deus e, por isso, precisou se aventurar nesse campo, esperando ter oportunidade de falar com o profeta Samuel (I Sm 28.6). Será que um santo profeta de Deus voltaria do paraiso pra falar com alguém possuído por um espírito malígno (I Sm 16.14)? Leiamos com cuidado I Samuel 28. 
Não há dúvidas, depois de ler o texto, de que quem falou com Saul não foi Samuel. A própria passagem em foco não diz que era o profeta, mas que Saul entedera que era ele (I Sm 28.14). Ademais, o personagem evocado mentiu, ao dizer que, no dia seguinte, Saul e seus filhos seriam mortos (I Sm 28.19). E, nesse caso, sem considerar se houve ou não comunicação após a morte, deve-se salientar que a integridade de Samuel, defendida no seu próprio livro (ISm 3. 19), Já é o suficiente para provar que não foi ele que mentiu a Saul.
Mais a maior evidência  de que Saul falou, na verdade, com um agente de satanás está em ( ICr 10. 13-14),
                                                                                                   
Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar, e não buscou ao Senhor; pelo que ele o matou, e transferiu o reino a Davi, portanto, esse episódio esclarece o que acontece nas sessões espíritas: o médium recebe espíritos enganadores dotados de poderes de mentira (2Ts 2.9). Para imitar a voz, a caligrafia etc, passando-se por pessoas mortas.
Mais a Bíblia mostra que, além de ser impossível a referida comunicação ( Lc 16.26-31), trata-se de uma prática que o Senhor reprova de forma severa ( Dt 18.11).



        A FALÁCIA DA REENCARNAÇÃO

Outro pensamento dos espíritas é a reencarnação. E também nesse caso, eles se valem de algumas passagens das escrituras para defender sua doutrina.
Afirmam que o "nascer de novo" ( Jo 3.3) é reencarnar.
Seria essa uma interpretação coerente com a palavra de Deus? A luz do contexto imediato do versículo Jesus falava de mudança de atitudes, de pensamentos, e não de uma nova encarnação (4-8).

Como o texto acima não é suficiente, os kardecistas recorrem, ainda, a Malaquias 4.5, uma profecia cumprida parcialmente em Mateus 11. 13-14; todos os profetas e a lei profetizaram até João Batista. E se quereis dar crédito, é esse o Elias que havia de vir. Com base nesta passagem, afirmam que João Batista foi a reencarnação de Elias. Mas,outra vez, se enganam.
  Elias não morreu ( 2Rs 2. 11). Como poderia seu espírito reencarnar, se ele  sequer saiu do corpo? Quem apareceu no monte da transfiguração com Moisés? João Batista? Não! veja Mateus 17.3. Mas, se João já estava morto, e era ele a reencarnação de Elias, porque isso não aconteceu? Ora quando Jesus afimou que João era o Elias, estava falando da semelhança dos ministérios ( Lc 1.17), a mesma autoridade que receberam do Espírito Santo.
    O episódio da transfiguração também é usado, covenientemente, pelos espíritas para defender a comunicação com os mortos. Afinal, se Moisés estava morto como teria aparecido? Não seria isso uma prova de que os mortos voltam? Não comprovaria, também, a possibilidade de Saul ter falado com Samuel? Mil vezes não! pois Moisés aparece com Elias para representar o Antigo Testamento: Moisés, a lei,e Elias, os profetas. Foi Jesus o Soberano Filho de Deus, e não um médium,  quem trouxe à tona os personagens veterotestamentário.
    Como se ver, o espiritismo é uma falácia, apesar de atrair a atenção de muitos. Por isso, devemos orar e evangelizar, a fim de salvar alguns, arrebatando-os do fogo ( Jd v.23). O Diabo tem lançado mão de muitas ferramentas para enganar as pessoas (Is54.17), mas nós temos armas poderosas em Deus para a destruição do mal (2Co 10.4-5; Ef 6.10-18). Usemos, pois, como Jesus, a espada do Espírito (Mt 4.1-11), pois é ela que apresenta a mais clara refutação ao espiritismo: Aos homens está ordenado morrer  uma só vez, vindo depois o juizo Hb 9.27.

  
Que Deus o Pai celestial em Cristo Jesus nos livre de todo o engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes