terça-feira, 14 de agosto de 2012

Estudo Bíblico Tema: O Ministério de Ebede-Meleque

                         INTRODUÇÃO

Em hebraíco, Ebede-Meleque significa servo do rei. Do texto bíblico, entretanto, depreedemos que o etíope era, antes de mais nada, um fiel e dedicado servo de Deus. E só um dedicado e fiel servo de Deus exerceria com tanta proficiência funções tão difíceis na corte real, onde as intrigas eram semeadas do raiar ao por- do- sol. Onde a injustiça campeava e a corrupção tornava-se tão comum. Onde o santo nome de Deus era profanado e a sua lei vilipendiada.

   I- Servo do Rei- A bíblia não diz quantos anos servia Ebede-Meleque ao infeliz rei Zedequias. Mais levando-se em conta a intimidade que o etíope desfrutava junto ao rei, podemos supor que ele se encontrava ao serviço da corte a muito tempo. E nesse mister despojara-se de sua nacionalidade e de seu verdadeiro nome.
Naquele tempo, custamavam os reis mudar o nome de seus cativos para que fosse cortados todos os elos entre estes e seus países de origens ( Dn 1.6-7). 
Vezes sem conta, tentam os ímpios cortar os laços que nos prendem ao céu. Todavia, nossas almas estão presas ao solo das promissões da ditosa cidade. Lá, teremos um novo nome que ninguém jamais poderá mudar.

    II- Servo de Deus- Ebede-Meleque mantinha sua fé em Deus apesar do péssimo testimunho da casa real e do desvio generalizado do povo judeu.
Sua fé era sólida. Enquanto os hebreus prostavam-se diante dos falsos deuses, o virtuoso etíope adorava ao único e verdadeiro Senhor. por isso, ele pode ser considerado, antes de mais nada, um servo do Deus vivo. E foi como servidor de Jeová que se expôs e intercedeu pelo encacerado servo de Deus, o profeta Jeremias. Não nos esqueçamos de nossas responsabilidades, antes de ser-mos dos homens, somos servos do Senhor nosso Deus (Ef 6.5-6). E, quando agimos fielmente perante o Senhor, receberemos a nossa recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes