909
Um mosteiro é estabelecido em Cluny
Nos séculos IX e X, a igreja estava
doente. As lutas políticas causaram várias divisões na Europa. Os líderes da
igreja buscavam poder e terras, praticavam violência e engano, assim como
favoreciam o comportamento libertino. Em nada diferiam dos déspotas seculares.
Guilherme (William), o Pio, duque de
Aquitânia, fundou um mosteiro em Cluny, que seria uma sociedade independente,
livre das lutas de poder do império, sob a proteção do papa. O mosteiro
seguiria a Regra estabelecida por Bento de Núrsia nos anos de 500:
pobreza, castidade e obediência. A Regra foi bem recebida. Expoentes
como Gregorio Magno e Carlos Magno promoveram essa idéia e ela se espalhou
rapidamente por todo o império no século IX. Ela, porém, nunca conseguiu criar
raízes, a não ser em Cluny.
Uma série de líderes capacitados fez
com que Cluny funcionasse adequadamente: Berno, Odo, Majólo, Odilo, Hugo. Sob a
orientação desses homens, novos mosteiros surgiram na França, Itália e Alemanha,
os quais eram considerados "filhos" de Cluny. Alguns mosteiros já
existentes procuraram a ajuda de Cluny. Em uma era feudal, Cluny se tornou o
centro de um feudo espiritual. Esse mosteiro acumulava um poder muito além de
sua idéia original. Porém, o tempo era adequado para um movimento de reforma, e
Cluny carregava essa bandeira. Aquele foi o lugar em que se ergueu a maior
edificação do cristianismo ocidental até a construção da Basílica de São Pedro,
em Roma. Por volta do ano 1110, Cluny liderava cerca de dois mil mosteiros.
O movimento monástico teve e-feito
reformador sobre a igreja. Os monges exemplificavam e promoviam o comportamento
cristão. O sacerdócio foi melhorado à medida que monges cluniacenses se
tornaram bispos e até mesmo papas. Cluny se colocou terminantemente contra a
simonía — a compra de ofícios sarce-dotais — e o nicolaísmo — o ato de os
sacerdotes tomarem para si concubinas e esposas.
Cluny, no entanto, também conseguiu
aparar uma série de arestas da sociedade secular. A classe dos cavaleiros
começou a desenvolver a bravura cristã. A promoção por parte de Cluny de uma
"Trégua Divina" — que afirmava que era ilegal guerrear da noite de
quinta-feira até a manhã de segunda-feira — de algum modo limitava as contendas
mesquinhas entre os nobres, embora o édito, aparentemente, não se aplicasse às
batalhas contra os infiéis. Uma vez que o papa Urbano π fora prior em Cluny, a
influência desse mosteiro pode ter sido responsável, de alguma maneira, pelas
primeiras Cruzadas.
O poder de Cluny alcançou seu ápice
sob o abade Hugo (1049-1109). Quando esteve
sob a direção de Pedro, o Venerável (que serviu ali de 1122 a 1156), as coisas
começaram a declinar. O poder pode ter levado Cluny à direção oposta da
simplicidade de Bento. A ordem cisterciense, de Bernardo, mais tarde renovaria
a força espiritual da igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário