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O Concilio de Nicéia
Embora Tertuliano tivesse outorgado à
igreja a idéia de que Deus é uma única substância e três pessoas, de maneira
alguma isso serviu para que o mundo tivesse compreensão adequada da Trindade. O
fato é que essa doutrina confundia até os maiores teólogos.
Logo no início do século IV, Ario,
pastor de Alexandria, no Egito, afirmava ser cristão, porém, também aceitava a
teologia grega, que ensinava que Deus é um só e não pode ser conhecido. De
acordo com esse pensamento, Deus é tão radicalmente singular que não pode
partilhar sua substância com qualquer outra coisa: somente Deus pode ser Deus.
Na obra intitulada Thalia, Ario proclamou que Jesus era divino, mas não
era Deus. De acordo com Ario, somente Deus, o Pai, poderia ser imortal, de modo
que o Filho era, necessariamente, um ser criado. Ele era como o Pai, mas
não era verdadeiramente Deus.
Muitos ex-pagãos se sentiam
confortáveis com a opinião de Ario, pois, assim, podiam preservar a idéia
familiar do Deus que não podia ser conhecido e podiam ver Jesus como um tipo de
super-herói divino, não muito diferente dos heróis humanos-divinos da mitologia
grega.
Por ser um
eloqüente pregador, Ario sabia extrair o máximo de sua capacidade de persuação
e até mesmo chegou a colocar algumas de suas idéias em canções populares, que o
povo costumava cantar.
"Por que alguém faria tanto
estardalhaço com relação às idéias de Ario?", muitas pessoas ponderavam. Porém,
Alexandre, bispo de Ario, entendia que para que Jesus pudesse salvar a
humanidade pecaminosa, ele precisava ser verdadeiramente Deus. Alexandre
conseguiu que Ario fosse condenado por um sínodo, mas esse pastor, muito
popular, tinha muitos adeptos. Logo surgiram vários distúrbios em Alexandria
devido a essa melindrosa disputa teológica, e outros clérigos começaram a se
posicionar em favor de Ario.
Em função
desses distúrbios, o imperador
Constantino não podia se dar ao luxo de ver
o episódio simplesmente como uma
"questão religiosa". Essa "questão religiosa"
ameaçava a segurança de seu império. Assim, para lidar com o problema,
Constantino convocou um concilio que abrangia todo o império, a ser realizado
na cidade de Nicéia, na Ásia Menor.
Vestido com roupas cheias de pedras incrustadas e
multicoloridas, Constantino abriu o concilio. Ele disse aos mais de trezentos bispos que compareceram àquela
reunião que deveriam resolver o impasse. A divisão da igreja, disse, era pior
do que uma guerra, porque esse assunto envolvia a alma eterna.
O imperador deixou que os bispos
debatessem. Convocado diante dos bispos, Ario proclamou abertamente que o Filho
de Deus era um ser criado e, por ser diferente do Pai, passível de mudança.
A assembléia denunciou e condenou a afirmação de Ario, mas eles precisavam
ir além disso. Era necessário elaborar um credo que proclamasse sua própria
visão.
Assim, formularam algumas afirmações
sobre Deus Pai e Deus Filho. Nessas declarações, descreviam o Filho como
"Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstanciai
com o Pai".
A palavra "consubstancial"
era muito importante. A palavra grega usada
pelos conciliares foi homoousios. Homo quer dizer
"igual"; ousios significa "substância". O
partido de Ario queria acrescentar uma letra a mais àquela palavra: homoiousios, cujo significado passaria a ser "de substância similar".
Com exceção de dois bispos,
todos os outros assinaram a declaração de fé. Esses dois, com Ario, foram
expulsos. Constantino
parecia satisfeito com o resultado de sua obra, mas isso não durou muito tempo.
Embora Ário tivesse ficado
temporariamente fora do cenário, sua teologia permaneceria por décadas. Um
diácono de Alexandria chamado Atanásio tornou-se um dos maiores opositores do
arianismo. Em 328, Atanásio tornou-se bispo de Alexandria e continuou a lutar
contra aquela facção.
No entanto, a guerra continuou na
igreja do Oriente até que outro concilio, realizado em Constantinopla, no ano
381, reafirmou o Concilio de Nicéia. Ainda assim, traços dos pensamentos de
Ario permaneceram na igreja.
O Concilio de Nicéia foi convocado
tanto para estabelecer uma questão teológica quanto para servir de precedente
para questões da igreja e do Estado. A sabedoria coletiva dos bispos foi
consultada nos anos que se seguiram, quando questões espinhosas surgiram na
igreja. Constantino deu início à prática de unir o império e a igreja no
processo decisorio. Muitas conseqüências perniciosas seriam colhidas nos
séculos futuros dessa união.
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