sexta-feira, 7 de setembro de 2012

As três dimensões da morte

As três dimensões da morte
Existem várias definições técnicas relacionadas à morte. Como por exemplo: a morte civil – perda dos direitos e regalias sociais; a morte cósmica – fenômeno descrito em certa teoria cosmogônicas segundo o qual o Universo tenderá a um estado de equilíbrio térmico (morte térmica); a morte moral – perda de todos os sentimentos de honra, depravação moral, etc. Mas dentro do conceito sagrado e bíblico, existem três tipos de mortes originarias do pecado: a morte espiritual – do espírito; a morte física – separação do corpo e alma, e a morte eterna – eterno sofrimento.
A morte espiritual
Nesse caso o ser humano está vivo fisicamente, mas dentro de si possui um espírito morto.
O pecado atingiu em primeira instancia o interior do ser humano, o seu espírito. Mortificando-o diante do Pai. A partir do momento em que Adão e Eva pecaram, eles morreram espiritualmente. Deixaram de ter aquele contato direto com o seu Criador, porque formou uma barreira entre eles. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Is 59.2).
Página | 33
O pecado rompeu a comunhão plena e absoluta do espírito de Adão e Eva com o próprio Deus. Isso de fato que o próprio Deus os expulsou do Jardim. Eles estavam mortos espiritualmente.
O homem pode estar vivo e ao mesmo tempo morto! Fisicamente ele pode estar saudável, mas o seu espírito mortificado pelos seus pecados.
Assim também nos encontrávamos antes de aceitar a Cristo, estávamos todos mortos. Nosso espírito não podia sentir a presença de Deus, não podia atender a voz de Deus, não conseguia viver retamente diante de Deus. Mas o Espírito Santo nos vivificou. “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”(Ef 2.1). Ele nos deu vida interior! Hoje estamos vivos porque esse mesmo Espírito nos deu vida em Jesus (aquele que é a água da vida).
Então, é necessário ao homem nascer de novo para que possa entrar no Reino Celestial. Sem este novo nascimento jamais algum mortal poderá ouvir a voz de Deus, jamais poderá sentir a presença consoladora de Deus, jamais verá a nova Jerusalém, jamais receberá um novo céu e uma nova terra, jamais terá um novo nome.
Não herdarão as promessas feitas por Jesus os que aceitarem o poder transformador do Espírito Santo agir em sua vida. Para herdar o Reino de Deus é preciso que o homem convide o Espírito de Deu para fazer reviver o seu espírito mortifica. E somente o Espírito Santo é capaz de devolver à raça humana, esse novo nascimento. Quando o espírito do homem é vivificado, ele passa a viver uma nova e triunfante vida com Jesus. Uma vida que transluz a pessoa de Cristo. Uma vida que
Página | 34
adora o nome de Cristo neste mundo vil. Uma vida transbordante e cheia de frutos.
“Respondeu Jesus: em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3.5)
A morte física
Essa morte é sem dúvida a que mais assombra as pessoas, mas que no ponto de vista bíblico é a que tem menos influência no destino do ser humano. Porque na verdade, * todos vão morrer essa morte, mas não será o fim de tudo. Pois depois da morte física todos hão de comparecer diante de Deus um dia, para serem julgados.
"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hb 9.27.
A morte física é a separação da alma do corpo, pela qual a pessoa é introduzida no mundo invisível. Segundo o comentarista Myer Pearlman essa experiência se descreve como: “dormir” (Jo 11.11); “desfazer da casa terrestre deste tabernáculo” (2 Cor 5.1); “deixar este tabernáculo” (2 Pe 1.4); “Deus pedindo a alma” (Lc 12.20); “seguir o caminho por
(* todos, menos Elias e Enoque, pois, foram tomados subitamente por Deus sem verem a morte; foram arrebatados vivos. E assim também os salvos que se encontrarem vivos no grande dia do arrebatamento não a enfrentará (1 Co 15.51)onde não tornará” (Jó 16.22); “ser congregado ao seu povo” (Gn 49.33); “descer ao silêncio” (Sl 115.17); “expirar” (Atos 5.10); “tornar-se pó” (Gn 3.19), “fugir como a sombra” (Jó 14.2), “e partir” (Fl 1.23).

"Que homem há, que viva, e não veja a morte?" (SL 89:48).
Uma ordenança
A morte do corpo como diz a Bíblia foi ordenada pelo Senhor a toda raça humana (Hb 9.27). Surgem duas importantes perguntas: “mas por que Deus ordenou a morte ao ser humano a quem Ele mesmo criou?” e “Por que o Senhor puniria cabalmente a sua criação?
O Apóstolo Paulo escrevendo a sua carta aos romanos disse o seguinte à cerca dessa punição divina: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6.23). Então, se nós analisarmos bem o que ele está escrevendo, entendemos que a morte é uma ordenança divina para o ser humano como resultado de seu próprio pecado diante de Deus. A morte é o efeito da causa chamada de transgressão. Muito embora o crente também receba essa “punição”, a morte para ele se tornou uma passagem, um veículo com destino ao Reino Celestial.
Todo o crente em Jesus está prontamente preparado para receber o seu chamado. Como disse um certo pastor “o
Página | 36
importante é estar preparado quando Jesus chamar”. E Ele chama cada um pelo seu nome.
A morte eterna
A morte eterna, segundo a Bíblia é a mais temível. É o terror para aqueles que já partiram sem Cristo. Foi destinada ao diabo e seus anjos e a todos os incrédulos.
Os ímpios que já morreram se lembram de como andavam neste mundo, daquilo que praticavam, da vida imoral e indecente, das injustiças praticadas, da vida idólatra e vazia, da prostituição e fornicação que andavam praticando.
Contudo tiveram a oportunidade de obter o perdão de Cristo e rejeitaram, desprezando o seu Evangelho. Muitos com ar de gozação disseram preferir o inferno a ser um cristão. Alguns como o rico, hoje, estando lá, desejam regressar a este mundo para contar aos parentes que é doloroso morrer sem a benção de Deus. Desejam voltar e falar a todos que o inferno é real e muito quente, e que os que estão aqui não devem ir pra lá. Mas não podem mais voltar, vão continuar aguardando em tormentos o dia em que irão sofrer o dano da segunda morte.
A humanidade precisa saber e acreditar que existe a morte eterna. E que rejeitar a mensagem de redenção do Evangelho de Jesus Cristo, é assegurar o sofrimento dessa morte cruel como retribuição justa pela vida pregressa e ímpia que levaram aqui neste mundo.
Página | 37
Na verdade, ninguém ainda a enfrentou. Nenhum ser, nenhuma pessoa passou ainda pelo dano da segunda morte. Mas já existem aqueles incrédulos mortos, assim como o diabo e seus anjos que aguardam em desespero esse momento. Essa morte será a separação total e absoluta de diante da faze de Deus (Ap 20.10-15).
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
A segunda morte, mais conhecida como morte eterna é a separação total e absoluta do ser humano de Deus.
O ímpio será lançado no lago de fogo, e ali será queimado eternamente. A coisa mais horrível que nós podemos imaginar é esse lugar. Aqueles que estão na expectativa de serem lançados ali, já se agonizam de dor. Porque o lago de fogo eterno é mais quente que o próprio inferno. Onde também serão lançados o diabo e seus anjos.
Página | 38
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.10).
Contudo, todos os filhos de Deus que foram salvos em Cristo não sofrerão esse temível juízo. Porque Deus lhes dará um Novo Céu e uma Nova Terra para habitação. As coisas passadas já não existirão mais, e tudo será novo. Todos os crentes desfrutarão da gloriosa benevolência divina para todo o sempre ao lado de Cristo seu Rei Eterno. Vale a pena você continuar caminhando com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes