terça-feira, 25 de setembro de 2012

Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus



Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus

Notícias Gospel Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus | Noticia Evangélica Gospel
A menina vietnamita abrasada com napalm, cuja foto deu a volta ao mundo, ensina a outras vítimas da guerra a "perdoar" e recolhe em Madri o prêmio Save The Children a sua ONG -Kim Foundation- que ajuda a crianças vítimas de conflitos bélicos. Em sua seção “Almoço com” o diário O País tem entrevistado a Kim Phuc, quarenta anos após ser vítima do napalm. A enorme cicatriz ainda lhe abrasa, mas a vietnamita compensa este distanciamento com um grande sorriso em seu rosto de lua.
Notícias Gospel Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus | Noticia Evangélica Gospel
Em 8 de junho de 1972, Kim e seus vizinhos do povoado de Trang Bang foram vítimas de um ataque estadounidense que o jovem fotógrafo Nick Ut imortalizou em uma instantânea que deu a volta ao mundo. Ouví-la reviver aquele momento fecha o estômago. “Levávamos três dias refugiados num templo e de repente ouvimos vir os aviões e começamos a correr. Vi cair quatro bombas. Ouvi burum burum, um som mais suave do que eu esperava, e de repente tinha fogo por todas as partes, também em minha pele”.
Sua roupa veraniega ardeu por completo deixando seu corpinho escorrido exposto à agressão da cabeça aos pés. Dois de seus primos, de seis meses e três anos, morreram abrasados. Ela sofreu queimaduras em 65% da pele e precisou inchertos em 35%.
Notícias Gospel Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus | Noticia Evangélica Gospel
Phuc vê com frequência a “tio Ut”, como lume ao autor da foto. Sem ir mais longe, ante-ontem esteve com ele em Colônia (Alemanha) recolhendo um prêmio patrocinado por uma marca de câmaras fotográficas. Depois, ela viajou a Madri para recolher o prêmio que Save The Children lhe entrega pelo labor de sua ONG -The Kim Foundation-, que ajuda a crianças vítimas de conflitos bélicos.
Leva pendurado no pescoço duas correntes: uma folha de arce e uma cruz. A primeira é o símbolo de seu país de adoção, Canadá, ao que fugiu durante uma escala voltando de Moscou na época em que estudou em Cuba. “Precisava ser livre”, diz Phuc, que sendo um símbolo como era, foi submetida durante anos ao férreo controle do regime comunista.
Perguntar pela segunda corrente destapa a caixa de Pandora. Descobrir a mensagem do Evangelho de Jesús supôs para ela um ponto de inflexão. “Eu vivia sofrendo. Odiava minha vida, odiava à gente normal, odiava a quem me tinha feito tanto mal, as cicatrzes... Ler a palavra de Jesus me mudou. Não sou uma pessoa religiosa, mas tenho uma relação muito íntima com Deus. Falo-lhe muito. Quando me doem as feridas, oro. E quanto mais faço, mais paz encontro. Ajudou-me a amar e perdoar”.
Não se cansa do repetir. “Minha missão é ajudar a outros em minha situação a perdoar, a ser mais fortes por fora e por dentro”.
Em Canadá Phuc e seu marido vivem com os pais dela e seus dois filhos —Thomas Hoang e Stephen Binh—. Desde 1986 só tem regressado uma vez a Vietnã, em 2004, depois da morte de um de seus irmãos, que também aparece na foto. Vai desenfreado, diante de sua irmanzinha nua. “Ele corria mais que eu”.
Kim Phuc é agora embaixadora de boa vontade da UNESCO. Prega uma mensagem de amor e reconciliação, com a palavra perdão como eixo. “Não podemos mudar o passado, mas com amor podemos isentar o futuro ", é uma de suas frases.
UMA HISTÓRIA EMOTIVA E ESPECIAL
Notícias Gospel Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus | Noticia Evangélica Gospel
"Eu não sabia o que era a dor. Tinha-me caído da bicicleta alguma vez, mas o napalm é o pior que possam imaginar. É queimar-te com gasolina por embaixo da pele. Desmaiava-me a cada vez que as enfermeiras me metiam na tina e cortavam a pele morta. Mas não morri. Dentro de mim tinha uma menina pequena e forte, que queria viver".
A recuperação não foi fácil. "Tive pena de mim mesma. Queria colocar blusas de manga curta e não podia. Olhava meus braços e me perguntava porque a mim? Cheguei a pensar que não teria noivo, nem iria me casar, nem teria um bebê", afirma Kim, quem assegura que conseguiu superar graças ao amor da família e de Deus".
DO INFERNO DO NAPALM AO REINO DE JESUS
Enquanto Kim estudava medicina em seu país, encontrou casualmente um dos poucos Novos Testamentos que não tinham sido confiscados pelo governo comunista de Vietnã, e a curiosidade lhe levou ao ler; chocando-lhe enormemente a mensagem de Jesus. Nesse mesmo tempo foi a uma igreja evangélica em Ho Chi Minh. Num culto, no Natal de 1982, depois de escutar a mensagem do perdão e salvação que oferece Jesus Cristo, se entregou chorando a Jesús. Quando sua família soube que se tinha convertido ao cristianismo e que só queria seguir a Jesús e a nenhum outro deus, foi expulsa de sua casa.
No verão de 1992 casou-se com um vietnamita, colega de estudos. A viagem de noivos levou-os a Moscou. De regresso a Cuba, aproveitando uma escala técnica em Ganther (Canadá), decidiu ficar ali. "Não tinha nada", recorda Kim", "só a câmara e a bolsa, mas tinha fé e pensava: se consigo a liberdade vou ter de tudo".
Notícias Gospel Kim Phuc: Quando me doem as feridas, falo com Deus | Noticia Evangélica Gospel
Quatro anos mais tarde, em 11 de novembro de 1996, Kim participou no Memorial de Veteranos de Vietnã, em Washington. Um dos assistentes ao ato era John Plummer, que 24 anos atrás participou na ordem de bombardear Trang Bang, o povo no que então vivia a menina Kim Phuc.
Durante esses anos, Plummer tinha sofrido uma culpabilidade extrema que lhe tinha levado ao alcoolismo e ao fracasso matrimonial; finalmente, sua história também terminou com um encontro aos pés de Jesus, que lhe deu uma nova vida, chegando a ser ministro evangélico. Mas a lembrança do bombardeio e a foto seguia produzindo-lhe uma grande dor. Nesse dia, escutou a Kim dizer "Tenho sofrido muitas dores físicas e psicológicos. Às vezes pensava que não ia poder viver, mas Deus me salvou, me deu fé e esperança."
Ao sair, Phuc encontrou-se com Plummer, enquanto alguém lhe susurraba ao ouvido quem era aquele homem que a olhava surpreso. Ela lhe estendeu os braços e Plummer se abraçou a ela chorando, sem dizer outra coisa que: "Sinto, sinto...". Ela lhe respondeu: "Tudo já estáem ordem. Perdoo, perdoo...". Dois "inimigos" salvos e reconciliados na paz e o amor de Cristo."
Kim Phuc, como temos dito, vive junto com seu marido e seus dois filhos em Toronto, e teve a satisfação de receber a visita de seus pais, e ver como aceitavam ambos a Jesús como salvador. Agora vivem com eles.
Fonte: Protestante Digital | Divulgação: Midia Gospel
  Midia Gospel

Vietnã: 'Menina da Foto' Perdoou o Massacre

Vietnã Napalm - ataque a bomba

Foto da menina do napalm completa 40 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

videos cantinho da roça

Globo pra visitantes